quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Orçamento Participativo para o Controle Social

Neste sábado ocorre a 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social (Consocial) de São Pedro da Aldeia das 9h às 17h, no Teatro Municipal. Evento em que a sociedade civil poderá debater e deliberar decisões importantes quanto ao Controle Social.

O tema deste ano está voltado para o combate a corrupção por novas ferramentas e há uma necessidade latente da participação popular dentro das decisões de interesse coletivo na cidade de São Pedro da Aldeia.

Um evento importante como este, onde a sociedade tem o poder de exercer o Controle Social sobre o combate a corrupção, não pode passar desapercebido pelos cidadãos aldeenses. Nossa cidade não pode repetir o mesmo perfil de gestão pública que está manchado por corrupção e crimes.


Não basta simplesmente culparmos um indivíduo isolado pelos males da corrupção na cidade, pois bem sabemos se tratar de um entre vários envolvidos que passam impunes pela justiça.

Precisamos entender que a corrupção é peça chave de um sistema que se constrói pela negação da transparência quanto aos atos do poder público diante da população.
Logo, a transparência é a principal arma para o combate à corrupção, pois é legítima e segura para os executores.

Mas, para haver transparência e combate a corrupção antes é preciso abandonar o modelo desgastado de gestão do Executivo e do Legislativo, onde prefeito e vereadores se elegem, somem durante 4 anos e só aparecem nos jornais quando são flagrados em atos de corrupção. Precisamos abandonar este modelo e entrar em uma nova fase de representação em que não mais o povo seja passivo e desconheça as ações destas instâncias, mas protagonistas das decisões que afetarão diretamente suas vidas.

São Pedro da Aldeia precisa entrar para a era do Mandato e Orçamento Participativo. Sem clareza nas ações e decisões diante da população não há como resgatar a credibilidade do gestão pública.

Um abração do Serjão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...