O tema deste ano está voltado para o combate a corrupção por novas ferramentas e há uma necessidade latente da participação popular dentro das decisões de interesse coletivo na cidade de São Pedro da Aldeia.
Um evento importante como este, onde a sociedade tem o poder de exercer o Controle Social sobre o combate a corrupção, não pode passar desapercebido pelos cidadãos aldeenses. Nossa cidade não pode repetir o mesmo perfil de gestão pública que está manchado por corrupção e crimes.
Precisamos entender que a corrupção é peça chave de um sistema que se constrói pela negação da transparência quanto aos atos do poder público diante da população. Logo, a transparência é a principal arma para o combate à corrupção, pois é legítima e segura para os executores.
Mas, para haver transparência e combate a corrupção antes é preciso abandonar o modelo desgastado de gestão do Executivo e do Legislativo, onde prefeito e vereadores se elegem, somem durante 4 anos e só aparecem nos jornais quando são flagrados em atos de corrupção. Precisamos abandonar este modelo e entrar em uma nova fase de representação em que não mais o povo seja passivo e desconheça as ações destas instâncias, mas protagonistas das decisões que afetarão diretamente suas vidas.
Um abração do Serjão
Nenhum comentário:
Postar um comentário