sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Em favor do nosso carnaval de rua

São Pedro da Aldeia realmente é uma cidade que tem mais para se mostrar do que o que já foi conhecido pela população carioca. A prova disso está nas festas durante o período de Carnaval onde a cidade é massivamente visitada por pessoas de todos os lugares.

São Pedro é uma cidade que precisa ser descoberta não somente pelos turistas. Mas, descoberta pelo poder público.

A cidade tem um Carnaval que é considerado um dos melhores da Região dos Lagos pela sua fidelidade para com o perfil carnavalesco do interior, focado na folia no centro e nos tradicionais blocos de carnaval dos bairros.

Um carnaval que além de tranqüilo, em comparação a outras cidades com altos índices de violência e acidentes por embriaguez, é desfrutado por foliões de várias idades. Quem nunca pulou carnaval com a família em um bloco de rua aldeense? Os blocos de rua além de não centralizarem a folia, ajudam a valorizar a identidade de cada bairro.

Quando falo que a cidade precisa ser descoberta pelo Poder Público, reitero que São Pedro da Aldeia não precisa importar nada de fora para mostrar sua beleza - como fazem algumas cidades importando o modelo de carnaval das escolas de samba cariocas abandonando a tradição dos blocos. O Poder Público precisa descobrir a beleza de seu povo explicitada em seus momentos de alegria.


Precisamos, como pessoas que querem uma São Pedro melhor, olhar para nossa tradição aldeense exposta em nossas festas e pensar em iniciativas públicas que valorizem nossa identidade, criando um ambiente seguro para nosso povo pular carnaval.


Nós que amamos São Pedro precisamos resgatar nossa alegria em brincar o carnaval na rua e não em outros municípios.

Um abração do Serjão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...