quinta-feira, 21 de março de 2019

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial. 

Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo, se torna extremamente importante dar visibilidade a esta data. Não podemos refluir em combater esse ataque frontal aos DIREITOS HUMANOS, garantidos através de muita luta sangue e dor.

Discriminação Racial é qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor da pele, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública” (Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial).
Infelizmente, ainda hoje o preconceito e discriminação racial são latentes aqui no Brasil e em várias partes do mundo.

A defesa dos direitos e o “combate a discriminação racial” significa acabar com todos os tipos de intolerâncias relacionadas com a etnia ou cor de pele de homem ou da mulher, sejam eles negros, brancos, índios, orientais...

Ponto inicial que marca o dia 21 de março como Dia Internacional contra a Discriminação Racial que foi em memória ao “Massacre de Shaperville”, em 21 de março de 1960.

Nesta data, aproximadamente vinte mil pessoas protestavam contra a “lei do passe”, em Joanesburgo, na África do Sul. Esta lei obrigava os negros a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular dentro da cidade.

Tropas militares do Apartheid atacaram os manifestantes e mataram 69 pessoas, além de ferir uma centena de outras.

Em homenagem à luta e memória desses manifestantes que foram atacados pelo governo da África do Sul, a Organização das Nações Unidas (ONU), criou o Dia Internacional contra a Discriminação Racial é comemorado em 21 de março.

fotos: divulgação
#movnegrospa  #mnu #cenierj





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...