quinta-feira, 8 de março de 2012

Feliz dia Internacional das Mulheres

A mulher brasileira é a grande força de nossa nação. Figura histórica que carrega consigo o heroísmo da construção de nosso povo que o machismo insiste em manter escondido.

A mulher negra brasileira é a grande heroína de nosso povo. Basta contarmos quantas casas são sustentadas por estas guerreiras que por séculos conviveram no limite de sua força e resistência. Força para lidar com um mundo repleto de machismo e preconceitos e resistência para aguentar as duras jornadas de trabalho para proporcionar um refúgio para nós homens e filhos.

A mulher negra africana foi responsável por construir o modelo de liderança matriarcal no Brasil desconhecido até então para o mundo branco machista e racista europeu. O Brasil pouco a pouco foi se formando com o surgimento das famílias comandadas por mulheres, ora pelo abandono, ora pelo acovardamento ou até mesmo pela e opressão de seus companheiros.

Um presente que ainda podemos ver hoje com a presença atuante das nossas maravilhosas matriarcas quilombolas dona Uia e dona Eva.

Agradeço ao Senhor nosso Deus por ter me dado cinco grandes presentes ao longo da minha vida: minha mãe Vilma, minha esposa Emanuela e minhas filhas Julianna, Nayeni e Brenda.

Um abração do Serjão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...