sábado, 8 de agosto de 2015

Prêmio Dandara Guerreira!



Pela primeira vez em São Pedro da Aldeia, a mulher negra foi premiada por uma instituição governamental.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação e de sua Diretoria de Promoção de Políticas Públicas de Igualdade Racial (DIPPPIR), promoveu o 1º Prêmio Dandara Guerreira em comemoração ao Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha. Na ocasião, foram homenageadas 25 personalidades femininas negras do município e da região, que contribuíram para a manutenção, valorização e difusão das tradições e da cultura afro-brasileira. Dentre as premiadas estiveram advogadas, médicas, comerciantes, artesãs, domésticas, professoras, diretoras e mulheres de destaque pela atuação nos movimentos sociais e na luta contra a discriminação. O evento aconteceu no auditório do Cine Estação. Estiveram presentes o Diretor Municipal de Trabalho, Marcos Salaibe, o vereador Adalberto Amaral (líder do PT na Câmara), o presidente da Associação dos Remanescentes Quilombolas, Roberto dos Santos e Lusia de Souza Pereira, presidente da AMANS (Associação de Mulheres Afrodescendentes Nair de Souza).



O Diretor de Promoção de Políticas Públicas de Igualdade Racial do município, professor Sérgio Rodrigues, o Serjão, falou sobre a iniciativa pioneira. “O Dia da Mulher Afro-Americana, Latina e Caribenha, celebrado em 25 de Julho, já é uma data comemorada internacionalmente. Esse Prêmio surgiu com o objetivo de prestigiar e enaltecer essas ‘guerreiras anônimas’, essa mulher que sempre trabalhou, que sempre lutou e que ajudou a construir essa nação. Segundo o IBGE, nós negros somos 53,75% da população brasileira e, entre as mulheres, 55% são negras. Ou seja, ela é a maioria, mas não é reverenciada, não é vista. A receptividade do projeto foi ótima, tanto o Prefeito Cláudio Chumbinho quanto o secretário de Educação, professor Evaldo, deram todo o apoio para nós”, ressaltou o docente, especialista em História e Cultura Afro-Brasileira.



O evento contou com exibição de vídeos e palestra com historiada Andrea Angélica Duarte, com temática da Mulher Negra e história de Dandara, guerreira negra do período colonial do Brasil, esposa de Zumbi dos Palmares. Dentre os convidados estiveram o presidente da Associação dos Remanescentes Quilombolas de São Pedro da Aldeia, Roberto dos Santos, o Robertão, que compareceu representando também a mãe, dona Aquilina Maria José, personalidade marcante do quilombo remanescente de Botafogo, uma das homenageadas da noite.

“Se não fossem as nossas raízes, hoje o Brasil não estava da forma como está e nós precisamos sim valorizar. Esse evento é um espelho para os demais municípios da Região dos Lagos, como também para o Brasil. Quero agradecer por essa oportunidade, aos representantes dos movimentos e dizer que nós estamos todos no mesmo barco para que possamos defender nossos direitos. Parabéns as mulheres negras de São Pedro da Aldeia e do Brasil”, disse.



As homenageadas foram escolhidas pela participação ativa em suas comunidades, levando em conta a experiência e a história de resistência de cada uma. Todas receberam certificados simbólicos. Há 30 anos na militância negra, a advogada Margareth Ferreira foi uma das premiadas da noite. “Eu recebi o convite com muita gratidão do Serjão e da dona Nair de Souza. Eu acho muito importante a existência desse órgão no município. É uma grande luta do movimento negro ao longo dos anos que tenha pessoas trabalhando por essa causa, ainda mais que em São Pedro da Aldeia existe uma comunidade remanescente de Quilombo. Esse evento é justamente um resgate da história e dos valores negros de São Pedro da Aldeia, através da DIPPPIR. Tenho acompanhado os trabalhos e tenho visto muitas coisas interessantes e diferentes aqui, ligadas, inclusive, à busca das identidades negras do município, que estavam um pouco esquecidas e desvalorizadas. São Pedro da Aldeia tem uma história negra muito rica e eu acho muito importante o trabalho que o governo Chumbinho está fazendo. Todos estão de parabéns”, disse.



Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação
http://ptspa.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...