terça-feira, 3 de abril de 2012

A democracia racial brasileira.

Essa foto é para quem ainda acredita que Gilberto Freyre estava certo quando disse que vivemos em uma "Democracia Racial".

"Em 1983, o fotojornalista Luiz Morier retornava de uma pauta rumo a redação do Jornal do Brasil pela estrada Grajaú-Jacarepaguá no Rio de Janeiro quando se deparou com uma blitz da PM em uma favela.

Imediatamente desceu do carro da reportagem e começou a fotografar. De repente viu a cena que parecia inacreditável nos tempos de hoje, seis moradores negros da comunidade eram presos e conduzidos por um PM, amarrados pelo pescoço como escravos humilhados.

A foto intitulada "Todos negros" correu o mundo e lhe rendeu o Prêmio Esso de fotografia de 1983. Luiz Morier descobriu a fotografia através do seu pai, o jornalista Max Morier."

fonte: www.blocodoclovis.blogspot.com

COMENTÁRIO:

Mais triste ainda é constatar que isso persiste. No Brasil da "democracia racial", ainda não há espaço para o negro. Graças aos projetos do governo federal que garante o acesso aos menos favorecidos e a vitória de grande parte dos movimentos sociais negros (com as cotas), essa realidade está mudando.

A luta ainda não acabou, juntos vamos conseguir viver num país livre das amarras do preconceito, da discriminação e do racismo. Um dia nossos filhos viverão uma verdadeira democracia, onde negros, brancos indígenas e todas as outras etnias conviverão livremente. Um abração do Serjão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...