segunda-feira, 9 de abril de 2012

Abaixo assinado em favor da Capoeira

Além de um tremendo de um racista, o comentarista do SBT se mostra muito mal entendido acerca da ação de políticas públicas quanto ao uso da arte e cultura como forma de valorização da identidade popular, além de seus ganhos pedagógicos.

No vídeo exibido pelo jornal "SBT meio dia", o comentarista racista Carlos Prestes (aquele que dise que pobre não deveria ter carro) saiu atacando a Capoeira alegando que em nada serve para a socialização ou benefício público quanto aos problemas de violência e criminalidade. Para ele, a população não precisa de Capoeira e sim de livros (como se não houvessem nenhum nas escolas onde os projetos sociais são realizados).



O mais triste é ver como a TV aberta se tornou um verdadeiro circo de horrores, onde os editoriais dos jornais dão total liberdade para os porta-vozes das elites racistas fazerem de tudo para agradar seus patrões. A TV se tornou um espaço onde se prolifera todo preconceito e racismo na mente da população contra grupos de maior vulnerabilidade, como os negros, mulheres, homossexuais, deficientes e pobres moradores de favelas (como eu).

Tem de tudo, desde Boris Casoy chacoteiando garis, Arnaldo Jabor menosprezando camponeses até este comentarista, que surgiu na RBN, desfiando todo seu preconceito contra a cultura negra brasileira.

Eu já assinei o abaix0 assinado. Agora só falta você.

CLIQUEI AQUI

Um comentário:

  1. Não somente são as nossas crianças que precisam de livros. O nobre jornalista também. Assim poderá aprender o que é capoeira, de onde veio e pra quê serve.
    A história teve início no Século XVI, quando o Brasil era Colônia de Portugal. Os africanos ao chegarem ao Brasil, utilizaram o ritmo da dança africana com passos de luta para, com isso, terem como se proteger dos senhores de engenho que os violentava bruscamente. Porém, a principal utilização da capoeira pelos escravos era primeiramente manter a cultura. Depois, o alívio do cansaço do trabalho pesado e a preservação da saúde.
    O nome CAPOEIRA advém do lugar onde eles a praticavam. Era entre pequenos arbustos chamados de capoeira ou capoeirão. Sua prática era muito mal vista. Até a década de 30, era até mesmo considerada uma dança (ou luta) subversiva. Na época, a polícia prendia quem estivesse jogando, dançando ou lutando capoeira. Mestre Bimba, na época considerado o melhor capoeirista, mostrou ao então Presidente Getúlio Vargas. Getúlio gostou tanto da arte que a transformou em ESPORTE NACIONAL BRASILEIRO.

    Sr. Carlos Prestes, seu comentário é, no mínimo, um pensamento reacionário. Vai estudar o senhor também, por favor.
    (por Thelma Bulhões)

    ResponderExcluir

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...