domingo, 15 de janeiro de 2012

Quebrando barreiras para um novo protagonismo

Como falei na postagem anterior, quem vive nas áreas de vulnerabilidade social e conflitos tem muitas histórias para contar em poucos minutos de passeio. Hoje não foi diferente e relato aqui outra experiência marcante que tive visitando um bairro pobre de São Pedro da Aldeia.

Fui fazer uma visita, com o meu irmão Serjão (professor Serjão), à casa do senhor Francisco de Assis Fernandes, mais conhecido como "Seu Francisco". Um antigo morador do Vinhateiro, muito querido pelos antigos técnicos da filiada da Rede Globo na Região dos Lagos conhecida hoje como InterTV360 (antiga TVLagos). Senhor simpático que há muito nos pedia ajuda para montar um blog. O que há de "especial" nisso tudo é que este senhor sexagenário está cego há cinco anos devido aos problemas de diabetes.

Até então, eu imaginava que seria apenas um senhor aposentado querendo uma distração para quebrar a rotina causada pela cegueira. Só o fato de termos na Região dos Lagos um blogueiro cego para expressar sua opinião, já era fascinante para todos nós naquela altura.

Para minha surpresa, se tratava de um pensador anarquista que conhece como poucos a construção do liberalismo, a descaracterização das antigas bases socialistas que deram origem ao reasenso do movimento de massas de 79 a 89, além da construção da nova militância que temos hoje sedenta pela democracia direta. Diante do "abismo de conhecimento" daquele homem, tudo o que fiz foi ficar bem quietinho escutando aquele senhor nos presentear com seu conhecimento sobre a luta de classes mundial.

Para me deixar ainda mais surpreso, me deparei com um senhor de fala mansa especialista em eletrônica e usuário avançado dos recursos do windows. Ele entra na internet usando um programa de leitura em voz alta e sabe tanto quanto eu (ou mais) sobre os recursos de construção de blogs.

Tudo o que o ex-cortador de cana e especialista em eletrônica pediu foi que nós o ajudasse a ter um veículo onde as pessoas pudessem "ouvi-lo". Ou seja, um senhor que tem todo motivo para querer acesso à várias "distrações" disponíveis no mundo virtual deseja apenas poder se expressar. O mais belo exemplo do esforço popular para protagonizar o debate da problemática em que vivemos nesses dias.

São episódios como este que me certificam ainda mais da necessidade de um novo protagonismo nas nossas relações sociais. Um levante de "novas vozes" capaz de driblar as barreiras políticas opressoras e as hegemonias de classes que tanto nos fazem conformar com a condição de oprimidos. Novas vozes capazes de superar até mesmo suas deficiências físicas para elevar aos ouvidos de todos um grito, seja de socorro, de raiva ou de alegria.

Quem quiser conferir o Blog do Francisco, que adotou o pseudônimo de "Darky", basta conferir em www.NumVejo.blogspot.com. Antes que você pense que tive alguma coisa a ver com a escolha desse nome, o título do blog, assim como o layout, foi TODO feito por Francisco. Mesmo com perda total da visão, ele conseguiu criar um blog e entende como poucos na Região acerca das funcionalidades dos recursos do bloguer, como os Gadgets, tags e até mesmo a possibilidades de ganho de dinheiro com o Adsense.

Se não sabe o que é isso, bom passar a ler o blog do Seu Francisco que em breve estará cheio de conteúdos. Eu já estou seguindo. E você?

Clovis Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...