Servidores públicos em estado de Greve em São Pedro da Aldeia
Aconteceu nesta 5ª feira (13/10/2011), em frente a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, um Ato/Assembléia dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE). Nesta assembéia, os ACEs e ACSs reividicaram, entre outras coisas:
* - Insalubridade;
* - Exames Periódicos;
* - Repasse integral da verba referente a Portaria 1599/2011 (Que eleva o incentivo dos ACSs para R$ 750,00 retroativo a maio de 2011).
Para quem não se lembra, a cerca de 1 ano, essas 2 categorias fizeram também uma Paralisação por 24 horas na intenção de, ao menos, serem ouvidos. Como a imprensa estava cobrindo este ato, o Prefeito Carlindo Filho tratou de receber a Comissão e "tentar" (nas palavras dele) sanar todos os problemas. Na época o Prefeito afirmou necessitar de estudos sobre o impacto do pagamento da Insalubridade nas contas da Prefeitura.
Resultado. Esse estudo (enrolação) demorou mais de 1 ano "tramitando" de setor em setor. Indo e voltando para as mãos do Prefeito e mesmo assim nada foi resolvido.
Agora, mais de 1 ano após a 1ª paralização, os ACEs e ACSs, juntamente com o SINDSPREV - Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social (Sindicato que os representa) decidiram parar novamente.
Há de se ressaltar que o Prefeito havia marcado uma reunião com a Comissão representante para o dia. Só que misteriosamente ele sumiu. Arrumou uns "compromissos" mais importantes do que sanar as divergencias com seus próprios funcionários que apenas reivindicavam seus direitos...
Depois de quase 2 horas de espera, a Comissão foi chamada ao Gabinete do Prefeito (prá variar, ele não estava).
Na ausência (misteriosa) do Prefeito Carlindo Filho, quem o representou na reinião foi o Procurador do Município Rafael Rodrigues de Andrade. Também estavam, o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Luis Carlos; o Comandante da Guarda Municipal (Até agora ninguém entendeu o que ele estava fazendo lá...!); o Diretor Estadual do SINDSPREV, Manoel Crispim; os Diretores da Regional Lagos do SINDSPREV, Roberto Cezar F. Dias (ACE) e Rosimeri lucas Chrispim (ACS); 2 representantes dos ACEs e 2 representantes dos ACSs.
O Procurador, a todo momento, se dizia surpreso em como o Prefeito Carlindo Filho pudera não ter ainda resolvido tais problemas.
Na reunião foi-se decidido que:
* - Os exames periódicos deverão ser marcados na própria Rede Municipal de Saúde, sem ônus aos Funcionários Públicos em questão;
* - O Procurador pediu até o dia 24/10/2011 para sanar tais problemas e marcou para o mesmo dia uma nova reunião com a Comissão Representante dos ACEs e ACSs;
* - Decretou-se Estado de Greve das 2 categorias e suspenção, até o Exame Periódico, do uso do Larvicida Novaluron pelos ACEs.
---------------------------------------------------------------------------------
O ponto alto do Protesto foi quando os funcionários tomaram a Recepção da Prefeitura. Mais que depressa, um "Corredor Polonês" foi montado por Guardas Municipais no acesso ao Gabinete do Prefeito.
Nesse momento triste e revoltante, lembrei-me de uma citação: "O Poder acaba sempre por colocar o Povo para combater o Povo."
fonte: www.spadeloucos.blogspot.com
fonte: www.spadeloucos.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário