sábado, 1 de outubro de 2011

Loisa Mavignier alerta sobre perido da dengue.

Vigilância Sanitária alerta sobre o perigo de forte epidemia de dengue.

A coordenadoria de Vigilância Sanitária e Ambiental de São Pedro da Aldeia reforça o alerta do Governo do Estado sobre o perigo de forte epidemia de dengue no próximo verão. Contra tal fato, foi lançada a Campanha 10 minutos contra Dengue, com o objetivo de sensibilizar a sociedade civil para dedicar dez minutos diários de seu tempo na realização de medidas de prevenção contra a proliferação do Aedes aegypti, principalmente após as chuvas de verão.

A secretaria de Saúde irá manter o Plano de Ação em todo o município, intensificando as ações dos guardas de endemias, inclusive nos fins de semana. Além de outras ações educativas, a equipe de bloqueio prestará serviço em pontos estratégicos como borracharia, ferro velho, empresa de reciclagem com tratamento de focos não elimináveis, por meio de aplicações de inseticidade e larvicidas.

Outro ponto a ser destacado é a identificação de áreas ou bairros vulneráveis com alto índice de infestão, por meio de um mapeamento, para intensificar as ações de prevenção por meio de mutirões de limpeza urbana, reforçando a já estabelecida parceria com o Corpo de Bombeiros.

Entretanto, o coordenador de Vigilância Sanitária e Ambiental de São Pedro da Aldeia, Júlio César Peralva, ressalva que nenhuma ação terá resolubilidade se não houver esforços contínuos da população como um todo para manter os quintais e terrenos baldios limpos e secos.

-“Nada disso adiantará se não tivermos unidos. Todos os esforços poderão ir água abaixo e o pior com mosquito que tiram a vida das pessoas”, destacou Júlio César.

Campanha 10 minutos contra Dengue

A Campanha foi lançada no dia 19 de setembro no Hotel Intercontinental no Rio de Janeiro. Reconhecendo a importância do assunto estiveram presentes: o prefeito Carlindo Filho, o secretário de Saúde Carlos Augusto Monteiro, o coordenador de Vigilância Sanitária e Ambiental de São Pedro da Aldeia, Júlio César Peralva e o representante da Funasa, Alexandre Petra Flagra.

Dentre as medidas destacadas estão:

Caixa d´àgua vedada com tampa;

Calhas limpas;

Toneis, galões, poços e barris bem vedados protegidos do meio ambiente;

Pneus sem água em lugares cobertos;

Ralos limpos e cobertos com telas;

Pratinhos de vasos de plantas cobertos até a borda com areia;

Piscinas e fontes sempre tratadas;

Ralos limpos e com telas;

Limpeza de bueiros para escoamento das águas;

Lages sem telhados (cobertura) devem estar sempre secas;

Vasilhas e bebedouros de animais devem ser escovados uma vez por semana antes de abastecer de água;

Banheiros de pouco uso, os sanitários e ralos sempre tampados;

Bandejas de geladeira ou ar condicionado devem estar limpas e secas;

Quaisquer recipientes plásticos, metal, fibra ou de outra natureza, que armazene água, devem ser descartados ou secos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...