Vigilância Sanitária alerta sobre o perigo de forte epidemia de dengue.
A coordenadoria de Vigilância Sanitária e Ambiental de São Pedro da Aldeia reforça o alerta do Governo do Estado sobre o perigo de forte epidemia de dengue no próximo verão. Contra tal fato, foi lançada a Campanha 10 minutos contra Dengue, com o objetivo de sensibilizar a sociedade civil para dedicar dez minutos diários de seu tempo na realização de medidas de prevenção contra a proliferação do Aedes aegypti, principalmente após as chuvas de verão.
A secretaria de Saúde irá manter o Plano de Ação em todo o município, intensificando as ações dos guardas de endemias, inclusive nos fins de semana. Além de outras ações educativas, a equipe de bloqueio prestará serviço em pontos estratégicos como borracharia, ferro velho, empresa de reciclagem com tratamento de focos não elimináveis, por meio de aplicações de inseticidade e larvicidas.
Outro ponto a ser destacado é a identificação de áreas ou bairros vulneráveis com alto índice de infestão, por meio de um mapeamento, para intensificar as ações de prevenção por meio de mutirões de limpeza urbana, reforçando a já estabelecida parceria com o Corpo de Bombeiros.
Entretanto, o coordenador de Vigilância Sanitária e Ambiental de São Pedro da Aldeia, Júlio César Peralva, ressalva que nenhuma ação terá resolubilidade se não houver esforços contínuos da população como um todo para manter os quintais e terrenos baldios limpos e secos.
-“Nada disso adiantará se não tivermos unidos. Todos os esforços poderão ir água abaixo e o pior com mosquito que tiram a vida das pessoas”, destacou Júlio César.
Campanha 10 minutos contra Dengue
A Campanha foi lançada no dia 19 de setembro no Hotel Intercontinental no Rio de Janeiro. Reconhecendo a importância do assunto estiveram presentes: o prefeito Carlindo Filho, o secretário de Saúde Carlos Augusto Monteiro, o coordenador de Vigilância Sanitária e Ambiental de São Pedro da Aldeia, Júlio César Peralva e o representante da Funasa, Alexandre Petra Flagra.
Dentre as medidas destacadas estão:
Caixa d´àgua vedada com tampa;
Calhas limpas;
Toneis, galões, poços e barris bem vedados protegidos do meio ambiente;
Pneus sem água em lugares cobertos;
Ralos limpos e cobertos com telas;
Pratinhos de vasos de plantas cobertos até a borda com areia;
Piscinas e fontes sempre tratadas;
Ralos limpos e com telas;
Limpeza de bueiros para escoamento das águas;
Lages sem telhados (cobertura) devem estar sempre secas;
Vasilhas e bebedouros de animais devem ser escovados uma vez por semana antes de abastecer de água;
Banheiros de pouco uso, os sanitários e ralos sempre tampados;
Bandejas de geladeira ou ar condicionado devem estar limpas e secas;
Quaisquer recipientes plásticos, metal, fibra ou de outra natureza, que armazene água, devem ser descartados ou secos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário