domingo, 16 de outubro de 2011

O racismo é do Estado?

Thalma de Freitas acusa policiais de abuso de autoridade

Após ser abordada por policiais militares, a atriz Thalma de Freitas foi levada para a 14ªDP no Leblon, Zona Sul do Rio, na noite de sexta-feira, 14, no Rio.

A atriz contou que foi revistada por policiais quando deixou a casa de uma amiga no Vidigal, favela da Zona Sul do Rio, e mesmo não encontrando nada com ela, os policiais a levaram para a delegacia no carro da polícia.

"Fui parada numa dura saindo da casa da minha amiga Dani no Vidigal. Revistaram minha bolsa, não acharam nada e me trouxeram pra delegacia. Fiquei muito calma, na paz da minha inocência e a delegada da 14•dp não me obrigou, mas fiz questão de ser revistada pela policial feminina."

O que não consigo entender é o que motivou a polícia a levar a atriz para a delegacia, uma vez que, junto da atriz Negra, outra mulher fora abordada também, só que a mulher era loira, será que a cor da pele foi a motivação? não podemos mais deixar que situações como esta aconteça sem que o Estado seja punido também, não somente os policiais que são também vitimas de um sistema perverso, racista e cruel.

O caso de Thalma, não é o único em nosso Estado, os movimentos sociais devem se posicionar para que ações como essa não voltem a acontecer. Esse é o momento de uma união entre os grupos, na tentativa de um enfrentamento real contra o racismo. O Negro não pode ter o poder só por ter, e sim para ser diferente, mostrar que não queremos dar continuidade ao racismo, de ordem invertida e sim, eliminar as diferenças e mostrarmos nossa grandeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...