terça-feira, 16 de agosto de 2011

PSF – Estratégia na atenção básica.

Programa de Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.


O Ministério da Saúde criou, em 1994, o Programa Saúde da Família (PSF). Seu principal propósito: reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. A estratégia do PSF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua. O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou no domicílio, pelos profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde) que compõem as equipes de Saúde da Família.

Esse modelo visa um atendimento mais humanizado á famílias, o que não conseguiam nos modelos tradicionais. O PSF, quando funciona em sua plenitude elimina as ações de políticos picaretas, que usam a saúde para seus propósitos nada comunitários e populares.

Sendo assim, não podemos entender nem aceitar que aqui em São Pedro da Aldeia, a administração municipal, tenha sucateado o programa. Descaracterizado, somente porque o prefeito ou secretários não entendem a proposta, ou se beneficiam com o modelo tradicional.

O PSF, em nosso município, tem um campo fértil para seu crescimento (se tratado com seriedade), é uma revolução em saúde pública. Nos bairros onde ele funcionou, a população sente falta, pois, eram tratados com mais dignidade e respeito.

O SUS (Sistema Único de Saúde), é o maior “plano de saúde” do país, tem de ser respeitado. Temos de saber onde e como é usado a enorme quantia de dinheiro que o governo estadual e federal envia para nosso município. Pois, cada programa que existe, traz muito dinheiro para o cofre público.

Bem sabemos que existem em nosso município os convênios, o que precisamos é de mais transparência. Atuação da Câmara de Vereadores na fiscalização e a participação da população de forma efetiva para que esses “deslizes” tanto da Câmara como do Executivo, não aconteçam causando prejuízos ao cofre público, bem como, aos munícipes que ficam sem seus atendimentos básicos que são garantidos por Lei.


2 comentários:

  1. Com o que será que andam se preocupando tanto esses nossos vereadores?Será que com a próxima campanha?Porque não estão fiscalizando as ações do prefeito?Será que ao menos eles sabem que essa é uma das principais funções deles,ao invés de tentar ludibriar o povo com esse assistencialismo medíocre,afinal como disse nosso "ilustre" presidente da camâra em entrevista a rádio,eles são uma "espécie" de assistente social.Acredito que antes de assumirem um cargo que requer tanta responsabilidade,eles ao menos deveriam saber quais são suas funções.Por exemplo um idoso não deveria ter que enfrentar fila para agendar uma consulta,um acamado tem direito a visita de um médico ou enfermeiro em sua casa(isso faz parte do PSF).Acredito que o PSF se realmente for levado a sério beneficiará verdadeiramente a comunidade,só lamento que os nossos governantes estejam mais preocupados em construir banheiros do que em exercer o trabalho ao qual são pagos pelo povo.Será que eles ficam na fila durante toda madrugada pra agendar uma consulta ou tem que esperar por meses uma autorização para um exame?

    ResponderExcluir
  2. É, não tem como não concordar com você. A esperança é que nossos vereadores, cosigam ter consciência do papel que eles tem no legislativo, pois a fiscalização ainda não foi feita.

    Assistentes Sociais, são profissionais de muita valía para o conjunto da sociedade, pois, são capacitados para o trato do levantamento das dificuldades de uma população. Acredito que um governo sério, daría a eles mais atenção.

    No caso do vereador que disse que a maior das atribuições deles, é a de ser "assistentes sociais", creio que faz parte do desconhecimento do real papél da casa de leis e fiscalização do município.

    Para concluir, vislumbro com expectativa positiva, a inclusão no cenário político de idéias como as suas, de sentimento de justiça e de cobrança para os nossos políticos. Espero que nos próximos pleitos possamos mudar a consciência de nossos eleitores e assim, mudarmos nossas casas legislativas.

    ResponderExcluir

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...