quinta-feira, 28 de junho de 2012

Aprovada Ficha Limpa para o TCE

A Assembleia Legislativa do Rio aprovou ontem uma proposta de emenda constitucional que obriga funcionários de cargos comissionados do Tribunal de Contas Estadual (TCE) a ter ficha limpa. A lei segue os moldes da Ficha Limpa federal.

Os candidatos a conselheiro do tribunal de contas — cargo preenchido por indicação do Legislativo — não poderão ter sido condenados por crimes graves como cassação de mandato, crimes contra a vida, tráfico de drogas ou improbidade administrativa. Ao todo, a lista de 11 itens e a ficha limpa deve ser comprovada por documentos emitidos pela Justiça.

A emenda foi aprovada por unanimidade, com 48 votos. A proposta não precisa ser sancionada pelo governador Sérgio Cabral, mas ainda necessita da assinatura do presidente da Casa, o deputado Paulo Mello.

O deputado Robson Leite (PT), que elaborou a proposta junto com o deputado Luiz Paulo Corrêa (PSDB), disse que a ideia é que todos os cargos públicos comissionados dos estados sejam submetidos a Lei da Ficha Limpa.

— Esse projeto é importante porque é uma forma de controlarmos que tipos de funcionários vão ocupar os cargos de importância. A partir de agora os candidatos aos cargos terão de passar pelo mesmo processo de fiscalização que um deputado passa — explicou Robson Leite.

O texto do projeto também prevê a ampliação da inelegibilidade de três para oito anos e também garante que a lei passe a valer quando o funcionário for condenado numa instância colegiada.

Medida semelhante já está sendo aplicada em cargos de alto escalão em todo o estado e nos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Outro projeto com o mesmo objetivo está na pauta da Alerj.

No dia 18 de março deste ano uma outra PEC foi protocolada na Alerj. Dessa vez o alvo para o chamado “quinto constitucional”. A Constituição federal prevê que um quinto dos cargos dos tribunais de Justiça sejam compostos por advogados e membros do Ministério Público. Caso aprovada, a lei vai exigir que os candidatos a esse cargos também apresentem documentos que comprovem a Ficha Limpa.

Um comentário:

  1. Ficha limpa - todos os ocupantes de cargos públicos (incluídos os comissionados)deveriam ter.Isso para início de conversa. Uma vez limpa a área e varrida a barbárie, aí sim poderíamos colocar em discussão quais propostas políticas são as mais indicadas - isso vale para os candidatos, os governos e os funcionários de todos os poderes que ocupam cargos de relevância. Pronto, falei. Me perdoem a falta de paciência de ficar em cima do muro! Abçs!

    ResponderExcluir

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...