sexta-feira, 17 de abril de 2009

Luta pela Promoção da Igualdade Racial

Igualdade racial precisa ser política de Estado, diz ministro

Edson Santos e outros participantes do
Fórum defenderam o fim das mudanças
constantes nas políticas públicasFoto: Luiz Alves/ Agência Câmara


O ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, afirmou que a promoção da igualdade racial precisa ser uma política do Estado brasileiro e não apenas uma política de governo, sujeita a mudanças. Edson Santos disse que a II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que ocorrerá de 25 a 28 de junho, vai consolidar essa nova concepção.Segundo o ministro, o foco da política de igualdade racial é a população negra, que historicamente foi discriminada. Ele lembrou que os 120 anos de República não foram suficientes para superar todas as desigualdades do tempo de escravatura e que, por isso, é necessário continuar o trabalho pela igualdade racial.As declarações foram feitas na manhã da última quarta-feira (15/04), durante a participação do ministro no 11º Fórum Legislativo Nacional de Direitos Humanos, promovido na Câmara dos Deputados pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Santos declarou que o evento é importante para a troca de idéias entre o Executivo e o Legislativo.O 11º fórum discute, entre outros assuntos, a preparação para a II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Atualmente, os debates da II CONAPIR estão nas etapas estaduais, que vão elaborar propostas para o evento nacional. Na conferência, os debates sobre igualdade racial terão seis eixos: educação, trabalho, acesso à terra, segurança e cidadania, e internacional.

È inegável que o Governo Lula trouxe ao nosso país um sentimento de nacionalismo que nunca se viu antes em nosso Brasil, devemos estar discutindo os avanços que esse governo proporcionou e está proporcionado. Na região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro estaremos fazendo a II Conferência Regional da Promoção da Igualdade Racial nos dias 01 e 02 de maio de 2009, no Município de Cabo Frio, como fase preparatória para a Conferência Estadual. Contamos com sua participação. Maiores contatos através de email serjaopt@hotmail.com

4 comentários:

  1. O Governo Lula realmente tem feito a diferença! A busca pela igualdade é uma marca desse Governo - em vários setores há ações que buscam diminuir o fosso entre os ricos e pobres.

    E, para desespero dos analistas financeiros e dos "entendidos" em política econômica, os esquerdistas que governam estão conduzindo bem a economia do país.

    Aliás, quando aqueles oitocentos empresários que iam embora caso o Lula ganhasse vão embora? A Regina Duarte vai com eles?

    ResponderExcluir
  2. Os avanços são notórios, e vida longa a essa busca pela igualdade; só que o racismo neste país está na cor, raça, credo, religião, posição social, conta bancária, roupa que se veste, emprego etc etc etc, parece que discriminar já é parte integrante da vida das pessoas, que pra mim não se trata somente de falta de diversidade cultural, mas sim ignorância de berço, desrespeito a forma diferente de ser e/ou de pensar do outro. É mais fácil mostrar à uma criança em seu periodo escolar, que discriminar não é legal, que mostrar à um barbado sabe tudo.

    ResponderExcluir
  3. É meu querido amigo a luta continua em relaçao a desigualdade racial.
    "O preconceito é uma opiniao desprovida de julgamento..."(voltaire)
    Não devemos deixar que nossos filhos aprendam na rua á lidar com essa situaçao mais ensinar nossos filhos des de pequenos que nao importa a cor da pele e nem mesmo classe social que define uma pessoa e sim o caracter... sim a luta é continua mais a satisfaçao de saber que podemos reverter e bem maior e que seje bem vindo os avanços e a busca pela igualdade racial.
    estamos junto nessa!!!
    bjao***

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo Sérgio, que bom ver que o Legislativo, os direitos humanos, alguns Deputados tem se empenhado para promover fórum, conferências em prol da igualdade racial,promover algo que avance,que mostre para a sociedade a importância deste assunto, onde existe ainda milhôes de pessoas que acham que isto de "preconceito nâo existe mais". e vemos que a realidade é dura e impiedosa. Mas fico feliz em saber que podemos reverter esta situaçâo, basta querermos e começarmos dentro de nós. parabenizo todos que estâo a frente desta luta, incluindo você, é claro!! mim sinto orgulhosa de tê-lo como amigo, e representante dos demais irmâos. bjs Veronica

    ResponderExcluir

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...