terça-feira, 21 de abril de 2009

O valor do seu voto.

Será que a vida não seria melhor sem vereador?
É, realmente necessitamos de escolas que formem cidadãos, existem pessoas que chegam a fase adulta da vida sem saber quais são os papéis que cada uma pessoa deve exercer na sociedade. Sabemos que cada profissão ou ocupação tem suas atribuições, e na esmagadora maioria são diferentes. Desde que me tornei adolescente e me engajei na luta pela democracia e outros valores comunistas, venho defendendo o fim das câmaras municipais ( pelo menos como inicio de um processo de democratização real do sistema público), por achar que o povo é que na verdade deve decidir o que fazer ou não com o dinheiro público, mais ainda é uma voz sem “eco”, porém quando leio que o senador Cristovão Buarque de Brasília, propõe o fim do senado, fico feliz, pois também é outra casa que não sabe para que, nem por que existe, mais posso com isso perceber que existem outras pessoas que pensam parecido. Voltando as câmaras municipais e ao papel dos vereadores, digo que é muito doloroso em pleno século XXI, nossos vereadores pensarem tão pequeno, temos vereadores que acham que são Assistentes Sociais, Professores, Advogados, Médicos, Mecânicos e uma infinidade de outras profissões, menos vereador, uns chegam ao cumulo de se acharem Chefes de unidades de saúde, e Diretores de escolas. Ora, esses senhores que foram eleitos para defenderem os interesses do povo, deveriam ao menos saber qual é o seu papel. Vereador não foi idealizado para pedir emprego ao prefeito para “afilhados político", muito menos para dar “nomezinho” de rua, moção de aplausos para um e para outro, nem para importunar trabalhadores do sistema de saúde, da educação ou de qualquer setor público, o vereador tem na realidade é de fazer leis para que os cidadãos possam ter uma qualidade de vida melhor, que os trabalhadores não sejam trabalhadores escravos de um sistema perverso, capitalista selvagem onde o setor público que deveria dar uma melhor condição a quem dele precisa direta ou indiretamente, não seja esse sistema que aí esta, que nos sufoca e nos mata, fazendo com que saiamos de nossas residências as três da madrugada para marcação de ficha em postos de saúde, ou para procurarmos vagas para nossos filhos nas escolas do município. Além disso, o vereador tem de fiscalizar a ação do prefeito, se existem desvios de verbas (ou seja, corrupção), por que os orçamentos que são "estudados" pelo executivo e pelo legislativo entram em “desgraça” bem antes do fim do exercício. Por que as escolas só voltaram das férias um mês depois do previsto, uma vez que existem crianças e famílias que dependem da merenda que é oferecida na escola como reforço da alimentação de seus filhos, os vereadores não vêem, não denunciam..vivem trocando “carguinhos” com o prefeito e aprovando tudo que vem do executivo sem o menor critério, isso é lamentável, pois não foi para isso que eles foram eleitos.
Os vereadores devem saber que a câmara e a prefeitura são poderes distintos, independem um do outro, devem porém se respeitarem e não barganharem. Façam os seus comentários, como vocês vêem os nossos vereadores... Isso é respeito ao seu voto?
Professor Sérgio R. Santos
Especialista em história e Cultura Afro-brasileira

6 comentários:

  1. Concordo com cada palavra á cima,pois devemos lutar pelos nossos propósitos,cadê os vereadores que elegemos em 2008 para lutar pelos nossos interesses...cadê as promessas que fiseram ao povo que lutaram para estarem la ocupando uma das cadeiras de vereadores?sumiram todos!!!
    eu pelo menos estou cansada de ser enganada
    hoje(21/04/09)com a chuva que nem foi tao forte assim,a rua onde moro alagou e casas encheram de agua da chuva e de esgoto,e assim tem sido a cada chuva e agora lhe pergunto cadê os vereadores do nosso bairro?
    sumiram todos e meus amigos infelizmente a realidade e essa,mais um bom Brasileiro nunca desiste de lutar e jamais vou desistir de querer o melhor para meu bairro e cidade
    quero respeito ao meu voto!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Comentário???!?!
    Eu vou é criar um marketing viral com esse texto

    ResponderExcluir
  4. O DINHEIRO PUBLICO TEM QUE SER PRESERVADO E NÃO DEVE ALIMENTAR A CORRUPTOS E LADRÕES.

    A UMA FALTA DE PATRIOTISMO NESTE PAIS ONDE A FAMILIA ESTA RENEGADA AO ABSTRATO.
    ESPERO QUE OS SENHORES POSSAM AJUDAR A COLOCAR ESTES SENHORES NA CADEIA E CONFISCAR SEUS BENS.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente, a política tornou-se uma oportunidade para os miseráveis (de espírito, principalmente) conseguirem algum favor. seja ele uma isensão de IPTU, seja um empreguinho temporário (lembro do cúmulo de pessoas que ficam no sol, segurando uma simples faixa, com o nome de alguns políticos "poderosos" em nossa região...) um exame de saúde, uma caixa de remédios, enfim, a lista é infinita. Ideologia? pergunte para uma pessoa comum, do povo, o que é isso! O nome do último senador e deputado em que votou? ih, esqueci.... se nãolembra nem o nome, que dirá os últimos atos?
    O frustrante, que essas pessoas, que insistem em usar o direito do voto da pior maneira possível, fica feliz, pq conseguiu uma caixa de remédios, pra ajudar a eleger uma pessoa desosnesta que irá se enriquecer por mais 4 anos. É a verdadeira MANUTENÇÃO DA MISÉRIA!.
    "Acabar com Senado? finalmente uma boa idéia...."

    ResponderExcluir

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...