sábado, 30 de julho de 2011

Você sabe o que deve fazer seu vereador?

O vereador tem a responsabilidade de mostrar os problemas das comunidades ao executivo e buscar as providências junto aos órgãos competentes. Não podemos esquecer que não é somente isso, é atribuição do vereador ainda, as funções de fiscalizar as contas do Poder Executivo, do Legislativo e também o de fazer leis para o município.

O vereador tem a responsabilidade política e moral de manter o Poder Legislativo forte e independente, o que faria com que a democracia pudesse ser experimentada de fato, coisa que não acontece nos dias de hoje. No Brasil, apesar das leis falarem claramente em “poderes independentes e harmônicos entre si”, ainda falta muito para que isso vire realidade, pois o que ainda prevalece são os interesses pessoais e escusos de políticos e grupos que só vêem na política um meio para se locupletar.

Ainda sobre a responsabilidade do vereador está a fiscalização das ações do Prefeito, denunciando o que estiver ilegal ou imoral à população e aos órgãos competentes. Portanto, o vereador é o fiscal, ou seja, tem uma responsabilidade maior que pensamos, ele está sentado naquela cadeira para proteger os nossos interesses e não os deles e de seus familiares. Ou seja, se a cidade não está bem, a culpa não é somente do prefeito, os vereadores também tem culpa.

Você acha que o vereador que presta apoio político incondicional ao Prefeito em troca de “benefícios” pessoais, exercerá livremente a função de fiscalizá-lo? Isso acontece na maioria das cidades brasileiras e ninguém faz nada, nem o povo, nem a justiça. Isso precisa ser mudado vereador deve ser independente, atuante, polêmico, e deve sempre ter a coragem de concordar com o que considerar certo e discordar do que considerar que esteja errado.

Ao povo que os elege, cabe fiscalizar. Como assim? participando das assembléias nas Câmaras, cobrando de seus vereadores como está o seu mandato, exigindo que exista prestação de conta. Reunindo-se em associações, clubes, igrejas, sindicatos e outros para cobrarem ações efetivas da Câmara que ele elegeu. Afinal de contas, nós elegemos homens iguais a nós, e não salvadores da pátria. E agora, o que você vai fazer? participar ou continuar conivente com o que os vereadores estão fazendo em seu município? O vereador que você elegeu, está fazendo o que? você sabe? então nos fale o que você acha.

2 comentários:

  1. Luis Felippe Mendonça de Souza1 de agosto de 2011 às 13:34

    Coloco ainda como prerrogativas da vereância a administração da própria casa legislativa, pois sem a qual acontecem os absurdos que vimos anteriormente na construção dos banheiros e "anexos". O pior é que não foi, em nenhum momento, falado o valor do metro quadrado da obra, pois aí sim teriamos um parâmetro claro de custos( temos tabelas de R$/m2 de várias entidades ). Coloco também junto com a fiscalização, o controle; pois ambos são faces de uma mesma moeda.

    ResponderExcluir
  2. É verdade meu caro Luis Felippe, falta nosso legislativo fiscalizar e ser fiscalizado, se nós fizessemos nossa parte com certeza eles não estariam tão desacreditados.

    A população também necessita ter consciência de que ela faz parte do processo democratico, e o processo democratico exige a participação efetiva do cidadão, o parlamentar está no parlamento para votar, dar vóz ao que é de necessidade nossa.

    Vamos nos unir nessa luta, pela conscientização e pela mobilização de nosso povo.

    ResponderExcluir

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...