domingo, 17 de abril de 2011

Onde está nossa democracia?

A vida do cidadão nas mãos dos governantes é uma tônica para nós que vivemos em sociedade. Mas, nos últimos dias, tenho me perguntado até que ponto esses governantes estão capacitados para exercerem essa missão tão importante. A vida em sociedade requer alguns princípios básicos, tais como: “comunicação, organização, educação, saúde, regulamento, disciplina, interesse no comum, e a habilidade para administrar (governar)”.

Esses questionamentos postos, pus-me a pensar na grande dificuldade que deve ser para uma qualificação duvidosa como a de alguns senhores da nossa política: vemos o quanto a democracia nos é indispensável, o quanto a liberdade, a quebra dos grilhões faz parte de uma conduta que nos leve a uma sociedade igualitária, onde as diferenças financeiras, intelectuais, de credo religioso e as diferenças pessoais não sejam fatores que façam essa diferença.

Nessa linha de pensamento, vi o quanto ainda estamos distante de uma democracia real que respeite os espaços individuais de cada pessoa. O cenário político nos mostra essa dificuldade que estamos vivendo ainda hoje, o Brasil, é uma recente democracia, ou seja, ainda não sabemos lidar com ela, nossa formação de país, foi de forma trágica, onde nossos primeiros habitantes, os verdadeiros descobridores dessa terra, foram violentamente dizimados, simplesmente para serem roubados por Portugal, a parti daí, vem sendo atrocidade em cima de outra, a escravidão, e muitos outros horrores que sintetizam esse descaso e falta de habilidade na vida em sociedade.

Lendo uma entrevista de Vanderlei Luxemburgo( técnico do flamengo), ao jornal extra, ele diz o seguinte quando foi perguntado se coloca limite aos seus jogadores: “Limite? Acho que o Brasil perdeu o limite. Não acho que o jogador de futebol seja o vilão. Em todos os setores, em todas as épocas houve problemas deste tipo. Desde Heleno de Freitas, Garrincha, Leandro. Acho que a gente não sabe muito os limites que precisamos ter. Somos uma jovem democracia. Não conhecemos a democracia plena, principalmente nossos governantes, que sempre sofreram com a ditadura. Há uma falta de discernimento por parte de todos em relação a quando termina o direito de um e começa o direito do outro. Ninguém sabe direito o seu limite”.

Vivemos num sistema que é “presidencialista”, com um parlamento com poderes enormes e as vezes desmedidos. Esse nosso parlamento (vereadores, deputados, senadores), tem a missão de fazer as leis que regem ou regeriam a nação desde os municípios até as esferas da capital da. Prefeitos, governadores e presidente da república: eles tem o dever constitucional de zelar por educação, saúde, infra-estrutura, promover o bem estar e o lazer de todos bem como, empregos e salários justos para a população.

A fala de Luxemburgo, sintetiza realmente essa história, um país que ainda não sabe conviver com suas diferenças, ainda é um país sem uma identidade formada, por isso nós somos e temos a responsabilidade na transformação de nossa sociedade. Você é responsável pelo vereador que elege em seu município. Faça um debate com ele antes. Saiba o que realmente ele tem para oferecer a sociedade. Se hoje seus representantes não dão satisfação do que fazem, ou fazem o que não deveriam, a culpa é nossa. Mude essa História e ajude seu país a encontrar sua real democracia. Direitos iguais para todos: essa luta é sua, essa luta é nossa.

fotos: jornalista Ricardo Cox


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...