terça-feira, 6 de julho de 2010

Repensando a fome.

Papeando com um dos meus filhos em dia de confraternização tivemos uma triste constatação, verificamos que a fome no país não é algo casual e sim uma parte significativa no sistema capitalista, ele nos impulsiona para tal condição em uma de suas fases. O capitalismo para dar conta do absurdo acumulo de riqueza cria enormes exércitos de miseráveis para que seus tutores nunca fiquem na dependência de um grupo de trabalhadores que nutridos e conscientes terão a condição de lutar por condições dignas de sobrevivência.

Não se pode combater a pobreza (nem erradicá-la) adotando-se medidas capitalistas. Isso porque o sistema obedece a uma lógica implacável centrada na obtenção do lucro, o que concentra a riqueza e aumenta incessantemente a pobreza e as desigualdades sócio-econômicas a nível mundial.
Depois de cinco séculos de existência é isto e somente isto que o capitalismo tem para oferecer ao mundo! Que esperamos então para mudar o sistema? Se a humanidade tem futuro, esse será claramente socialista! Com o capitalismo, não haverá futuro para ninguém! Nem para os ricos, nem para os pobres! A sentença de Friedrich Engels e também de Rosa Luxemburg: socialismo ou barbárie é hoje mais atual do que nunca. Nenhuma sociedade sobrevive quando seu impulso vital reside na busca incessante do lucro e seu motor é a ganância, a usura. Mais cedo ou mais tarde provocará a desintegração da vida social, a destruição do meio ambiente, a decadência política e a crise moral.

Um sistema que privilegie o ser humano como seu sustentáculo, e não como ponte para que poucos seres humanos enriqueçam a custa do trabalho e morte de outros. Aquele que trará para nós uma condição de igualdade em oportunidades, em educação, preparação para uma vida no mesmo nível de seus pares, com um estado que controle e norteie nossas reivindicações, que nos faça sentir participantes do processo que nos eleva a mesma condição de legisladores e de executores de projetos e programas de um governo que emane do povo e para ele realmente sirva.

Todavia estamos ainda em tempo para reverter esse quadro então vamos à luta! Participe, dê sua contribuição, comente seja um seguidor e deixe idéias de matérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...