quarta-feira, 2 de junho de 2010

Trabalho escravo - novidade do século XXI

Segundo WWW.blocodoclovis.blogspot.com ainda existe trabalho escravo no Brasil. Segundo o blogueiro em uma fazenda do Pará há dois anos, um trabalhador teve o rosto, braços e tórax queimados, repetidas vezes, com ferro de marcar gado em brasa em uma fazenda no Pará. Seu crime foi tão somente reclamar de condições de trabalho, como salários, comida e outras condições mínimas para que se haja um trabalho também minimamente descente e como resposta as suas reivindicações teve essa brutalidade.

Na realidade não sei o que pensa você que está lendo isso agora, eu fico muito preocupado com casos como esse, pois sabemos bem não é o único caso de trabalho escravo, no Rio de Janeiro também foi denunciado varias vezes casos de trabalho escravos em fazendas em Campos dos Goytacazes, inclusive tem um deputado estadual do Rio de Janeiro foi denunciado por trabalho escravo em uma de suas fazendas.

Assim foi noticiado o caso: “Relatório detalha horrores em fazenda de deputado do Rio
O resultado da fiscalização do Ministério do Trabalho em cinco fazendas, entre elas a do presidente da Assembléia do Rio, Jorge Picciani, constatou trabalho escravo, maus-tratos a menores e abandono de empregados doentes. Apesar da gravidade da denúncia, a Alerj ainda não tomou providência. Marcelo Auler, Agência Carta Maior, 22 de julho, 2003”

É de deixar qualquer um preocupado com os rumos de nossa democracia e de nossa política. Vale lembrar que são exatos cento e vinte e dois anos que o regime escravocrata foi abolido no Brasil, onde está a justiça que ainda não puniu os culpados¿ Será que seremos sempre troco para uma política “maior” e desumana? Cadê os movimentos Negros, os partidos de esquerda nessa hora, porque se acovardaram?

Mais o pior ainda esta por vir, um caso emblemático é o da proposta de emenda constitucional número 438/2001 que prevê o confisco de terras em que trabalho escravo contemporâneo for encontrado. Aprovada no Senado e em primeiro turno na Câmara, ela está engavetada devido à pressão de representantes do setor agropecuário no Congresso, a chamada “bancada ruralista”.

Por mais que a proporção de empregadores que utilizam trabalho escravo contemporâneo seja pequena diante do universo de produtores rurais, esses representantes políticos são contrários à proposta. Pois, para eles, o que está em jogo é a propriedade da terra, considerada inviolável por parte dos seus representados – os proprietários rurais.

A continuação disso mancha uma história bela que está sendo construída por esse governo do presidente Luiz Ignácio Lula da Silva, não que seja culpa dele, mais é no governo dele que os movimentos sociais ganharam maior respeito do governo federal, por isso entendo que o governo deveria dar uma resposta. Essa ação covarde dos Deputados e Senadores, bem como do judiciário deixa uma marca ruim registrada a esse belo governo.

Nesse ano de 2010, devemos nós trabalhadores de todo país estarmos atentos a esses senhores, pois se apresentam como soluções para nossos problemas e como salvação da pátria, mais com seu dinheiro compram nossa força de trabalho e não pagam, ou seja, nos escravizam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...