quarta-feira, 10 de maio de 2017

Fórum Regional de Igualdade Racial

São Pedro da Aldeia, no último sábado dia 06 de maio, sediou a II reunião do Fórum Regional de Igualdade Racial. O Fórum nasceu de uma necessidade que nós dos movimentos sociais negros e os órgãos públicos de igualdade racial entendemos de unidade na luta contra o racismo e em favor da promoção da igualdade racial. 
Essa ideia já vinha sendo amadurecida a um tempo, e nó dia 08 de abril em Arraial do Cabo tivemos nossa primeira reunião.
Aqui em São Pedro tratamos de assuntos como: Conjuntura nacional, Estadual e regional, fórum e sua importância para a região, os movimentos negros e a relação com as eleições 2018, informes das instituições representadas e sua participação na possível conferência de igualdade racial, informe geral.
foi uma excelente oportunidade para firmarmos uma parceria com a Escola  Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, decidimos que o Fórum preparará um curso para capacitação dos funcionários em geral da escola.
Fórum decidiu que será um coletivo onde todos que participarem terão direito a voz e voto, faremos um Banner com uma logo para ser a marca do Fórum Regional de Igualdade Racial, uma carta de princípios e compromissos para novas adesões ao fórum, criamos também duas comissões. a de mídia e a pedagógica, definimos que o item de pauta eleições 2018, fará parte da pauta de todas as reuniões do Fórum Regional de Igualdade Racial e por fim, fica definido que após o Fórum percorrer todas as cidades da região, será realizado um seminário para encerrar as atividades do ano de 2017.
Nossa luta contra o Racismo, é árdua. Todos os dias a luta de CLASSE E RAÇA, assola nosso povo negro e afrodescendente de uma forma mais dura que os outros. Por isso, nos cabe trabalhar pela unidade, porém, com coerência, pois nossa luta começa antes mesmo de nosso herói Zumbi dos Palmares.  Próxima reunião do Fórum Regional de Igualdade Racial, será no município de Cabo Frio, RJ.      






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...