sexta-feira, 4 de março de 2011

De quem é a taça das bolinhas afinal de contas?

STJ valida medida que determina que São Paulo devolva Taça das Bolinhas. Impasse sobre troféu segue. Diretor do Tricolor diz que caso 'vai demorar'. Dirigente do Fla afirma que rival pode cometer crime de desobediência

Dois dias depois de conseguir uma decisão favorável na Justiça na disputa pela Taça das Bolinhas, o São Paulo sofreu um revés na tentativa de manter o troféu. E o impasse sobre o destino do troféu permanece. Nesta quinta-feira, dia 03 de março, a ministra Isabel Gallotti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu que a medida cautelar determinada pelo juiz da 50ª Vara Cível do Rio de Janeiro, Gustavo Quintanilha Telles de Menezes, segue válida. Na semana passada, o magistrado decidiu que o clube paulista tem que devolver o troféu para a Caixa Econômica Federal (CEF).

A ministra Isabel Gallotti rejeitou a suspensão da ação, solicitada pelo clube paulista. Segundo a ministra, o São Paulo "busca reformar a liminar na medida cautelar em trâmite no Rio de Janeiro, o que torna incabível a reclamação", segundo o site do STJ.

Cada lado conta com uma decisão favorável na Justiça. Na noite da última terça-feira, o juiz Marcelo Mesquita Saraiva, da 15ª Vara Cível da Justiça Federal de São Paulo, julgou ação de manutenção de posse apresentada pela diretoria do Tricolor Paulista e decidiu que o troféu deveria permanecer com o clube até o término da discussão.

Já a ação na Justiça do Rio foi movida pelo Flamengo, que teve o título de 1987 reconhecido pela CBF e deseja a posse da taça, destinada ao primeiro pentacampeão brasileiro. O troféu foi entregue ao São Paulo pela Caixa uma semana antes da Confederação Brasileira de Futebol considerar que o Fla também é campeão de 87.

- A decisão do STJ prestigia a decisão tomada no Rio de Janeiro. Por enquanto, a taça vai para a Caixa. O São Paulo terá de devolvê-la sob pena de ser enquadrado na prática do crime de desobediência. Aí é um descumprimento deliberado – disse o vice jurídico do Flamengo, Rafael de Piro.

Já o diretor jurídico do São Paulo, Kalil Rocha Abdalla, considera que o caso ainda "vai demorar".

- Na verdade, (ela) não está mandando devolver. Isso vai demorar ainda. Não está entrando no mérito da ação. Ela diz que uma ação é válida, mas não diz que a outra está inválida. Isso provavelmente vai ocasionar um conflito de competência. O processo em si, daqui de São Paulo ou do Rio, ainda ninguém contestou. Nem de um lado, nem do outro a questão está decidida. O que há são duas liminares - disse Abdalla, acrescentando que o clube paulista não tomará qualquer medida por enquanto.

No mesmo dia em que o São Paulo consegue a decisão na Justiça paulista que permite ao clube manter o símbolo, o departamento jurídico do Flamengo ingressou na Justiça com um pedido de alteração da ação original. Já que foi reconhecido pela CBF como campeão de 87, juntamente com o Sport, o Rubro-Negro quer que a Taça das Bolinhas saia do Morumbi e vá direto para a Gávea, sem passar pela CEF.

E você, que assistiu, acompanhou os jogos dos dois módulos da copa união de 1987, o que acha dessas variações de decisão e interpretação do que estava acordado e depois fora desacordado pela entidade "máxima" do futebol brasileiro? Dê sua opinião, esse espaço é reservado para você.

2 comentários:

  1. Serjão!
    Eu sempre me considerei campeão mesmo sem aquela taça horrorosa de bolinhas, que para mim parece mais uma alegoria de escola de samba paulista do 2º grupo. Eu, e acredito que todos os torcedores flamenguistas do mundo todo, sempre estivemos muito bem sem esse "troféu".
    O Flamengo conseguiu o hexacampeonato em 2009. Doa a quem doer.

    ResponderExcluir
  2. acho que não então, a tarça seria do santos ou do palmeiras, afinal em que pé anda. Mas acho que de fato e de direito a tarça é do são paulo

    ResponderExcluir

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...