sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Aniversário de morte de Zumbi dos Palmares - Consciência Negra.

Hoje é um dia importante para a reflexão do povo brasileiro, dia Nacional da Consciência Negra. Dia em que os movimentos Negros do país elegeu como data comemorativa de sua “libertação”, pois, a data do aniversário de morte do grande líder e herói negro Zumbi dos Palmares. Zumbi é hoje, para determinados segmentos da população brasileira, um símbolo de resistência. Em 1995, a data de sua morte foi adotada como o dia da Consciência Negra. É também um dos nomes mais importantes da Capoeira.

Atualmente, o dia 20 de novembro, feriado em mais de 200 cidades brasileiras, é celebrado como Dia da Consciência Negra. O dia tem um significado especial para os negros brasileiros que reverenciam Zumbi como o herói que lutou pela liberdade e como um símbolo de liberdade.

Nessa luta pelo reconhecimento das pessoas e também da instituição governo do Brasil por igualdade para o povo Negro que não é minoria e sim, maioria em nossa nação, estamos desde 13 de maio de 1888

Ainda sofremos com a mutilação que o estatuto da promoção da igualdade racial sofreu no congresso nacional, mais tenho certeza de que continuaremos com nossa luta, pois o Brasil é nosso e dele tomaremos conta, queira a elite ou não.

“Esse é o momento de nós Negros refletirmos as agruras da nossa existência, as discriminações e perseguições sofridas durante séculos. É o dia em que soltamos nosso grito de alegria pelas conquistas arrancadas do poder constituído. Pouco temos para comemorar, mas o que termos deve ser cantado em verso e prosa, portanto nada de mágoa ou revolta. Hoje é Dia de Festa, Parabéns Negros do Brasil, Afro Descendentes Orgulho da Mãe África.” (Fernando Campos – filiado ao PT Cabo Frio).

Parabéns a todos que se sintam afro-descendentes e negros nessa nação com sangue negro, indígena e europeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...