quinta-feira, 11 de novembro de 2010

UPA de São Pedro terá Estação de Tratamento de Esgoto como vizinha


Depois de anunciada, no aniversário da cidade (16/05/10), como a maior realização no Governo Carlindo (
com dinheiro do Estado), a UPA de São Pedro da Aldeia teve, finalmente, suas obras iniciadas, segundo release da assessoria de Comunicação da PMSPA, de 28/10.

Ainda segundo a PMSPA, a UPA de São Pedro da Aldeia terá uma área construída de 1.372m2, com cinco consultórios, espaço odontológico, observação pediátrica, eletrocardiograma, raios-X, laboratório, farmácia, sala de gesso, sutura, posto de enfermagem, atendimento de emergência, duas salas de isolamento, área para recreação infantil, parte administrativa, dentre outras.

Prometida inicialmente para agosto de 2010, a
UPA será instalada à margem da RJ-106, no bairro Balneário São Pedro, próxima ao Centro e de fácil acesso para a população de todo município, diz o release.

Por incrível que pareça, "parece" que ninguém perguntou como pode uma UPA (unidade de Saúde) ser instalada a cerca de 50 metros de uma Estação de Tratamento de Esgoto. É isso mesmo! Vizinha à UPA que está sendo construída, a Prolagos tem uma Estação de Tratamento de Esgoto que se utiliza de bactérias para limpar o esgoto, em grandes tanques abertos. E todos os funcionários que ali trabalham ganham adicional por insalubridade. Não parece estranho?

Existe ali movimentação num dos tanques de bactérias. Não sou especialista no assunto. Por isso, levanto a questão para que eles (os especialistas: CILSJ, INEA, Governo RJ, PMSPA, etc) se pronunciem. A população precisa saber que o fato de ter uma Estação de Tratamento de Esgoto ao lado da UPA não trará nenhum problema de infecção nos procedimentos ali deverão ser realizados. Ou será que traz?


Ricardo Cox jornallista2@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...