A luta pela promoção da igualdade racial não é apenas uma forma de colocar homens e mulheres no mesmo ní
vel de igualdade, é fazer entender que não existe diferenças entre os seres humanos que não seja as esteriotipadas, e ela não é condição para superioridade intelectual ou de classe de seres humanos. Democracia Racial: Realidade em que os diferentes grupos étnicos vivem em situação de igualdade social, racial e de direitos. No Brasil o “mito da democracia racial” pode ser compreendido como uma corrente ideológica que pretende negar a desigualdade racial entre Negros e Brancos no país como fruto do racismo, afirmando que existe entre os dois grupos raciais uma situação de igualdade de oportunidade e de tratamento.
Esse mito pretende, de um lado, negar a discriminação racial existente com os negros no Brasil, de outro lado, perpetuar esteriótipos preconceituosos e discriminações construídas contra esse grupo racial. Se seguirmos a lógica de mito, ou seja, de que todas as raças e ou etnias existentes no Brasil estão em pé de igualdade sócio-racial e que tiveram as mesmas oportunidades desde o inicio da formação do Brasil, poderemos ser levados a pensar que as desiguais posições hierárquicas existentes entre elas devem-se a uma incapacidade inerente aos grupos raciais que estão em desvantagem, como os negros e os indígenas.
Dessa forma, o mito da democracia racial atua como um campo fértil para a perpetuação de esteriótipos sobre os negros, negando o racismo no Brasil, mais simultaneamente, reforçando as discriminações e
desigualdade raciais. (Gomes,2005).Ou seja, o racismo no Brasil tem e deve ser combatido desde as fases iniciais da vida, pois, ele é quase uma questão cultural. Não podemos permitir que essa “inferiorização” seja perpetuada.
Resgatar a consciência do povo brasileiro é tarefa fundamental dos movimentos sociais negros, da escola, da família e de toda sociedade brasileira, vamos junte-se a nós nessa luta, deixe seu comentário e seja um seguidor.












