quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

TSE rejeita cassação do governador de Roraima

Ministros entenderam que não havia provas contra José de Anchieta Jr. (PSDB)
Do R7, com Agência Brasil

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu na noite desta quarta-feira (16), por unanimidade, não cassar o governador de Roraima, José Ancheita Júnior (PSDB). Seguindo o voto do ministro relator do processo de cassação, Fernando Gonçalves, os outros seis ministros do plenário do tribunal entenderam que não havia provas suficientes para determinar que Anchieta Júnior perdesse o cargo.

O governador era acusado pelo MPE (Ministério Público Eleitoral) de abuso de poder político e econômico, compra de votos e fraude eleitoral nas eleições de 2006, quando concorreu como vice na chapa do então governador do Estado, Ottomar Pinto.

Anchieta é o terceiro governador de Roraima nos últimos cinco anos. A troca no comando do Estado começou em 2004, quando Flamarion Portela foi cassado pelo TSE por abuso de poder econômico. O segundo colocado, Ottomar Pinto, assumiu o posto. Com a morte dele três anos depois, o vice-governador, Anchieta, passou ao posto de titular.

Originalmente, o processo de cassação foi movido contra Pinto, reeleito em 2006. De acordo com a ação do MPE, Ottomar e Anchieta sortearam prêmios, como geladeiras e eletrodomésticos, comprados com dinheiro público, distribuíram tratores, títulos de terra e vale-alimentação para o dobro de beneficiários às vésperas do pleito de 2006. Além disso, eles teriam contratado quatro mil estagiários e três mil servidores sem concurso público três meses antes das eleições. Outra acusação é a de terem usado um jornal para propaganda de ações do governo.

Para o MPE, as ações dos dois foram manobras eleitoreiras que influenciaram no resultado das eleições. O ex-ministro do TSE Fernando Neves, advogado de Anchieta, alegou que o nome de seu cliente não é citado nas acusações, que estariam relacionadas ao governador falecido. A defesa disse que não houve sorteio de prêmios, distribuição de terras, vale-alimentação ou entrega de tratores em troca de votos. Segundo a defesa, as ações fazem parte de programas de regularização fundiária ou social no Estado.

A defesa argumentou também que as admissões de funcionários sem concurso público ocorreram porque a lei estadual permite a contratação de terceirizados para serviços de limpeza e segurança. Outra lei estadual, conforme a defesa, reserva quatro mil vagas para estagiários.

Depois de ler essa matéria a primeira pergunta é a que vou deixar para vocês. Onde podemos ver seriedade na justiça do Brasil? É brincadeira o que fazem esses senhores detentores do poder e da lei. Podemos afirmar que nunca antes na História desse país se viu tantos casos de corrupção, roubo, desvio da verba pública, compra de votos e muitas outras atrocidades políticas contra o povo brasileiro que é trabalhador e honesto, deferente de grande parte dos políticos profissionais que temos.

Precisamos sim analisar os candidatos bem profundamente, para que não cometamos os mesmos erros, pois o Brasil precisa ter um presidente que nos dê orgulho e trabalhe para o crescimento de nosso Brasil como a atual. Analisar os candidatos a deputados federal, pois deles saem as leis que regem nossas vidas. Verificar a vida dos senadores, pois de igual forma dos deputados, fazem leis e regulam nossas vidas, e assim o mesmo serve para deputado estadual, vereadores, prefeitos e governadores.

Temos sim de mudar a mentalidade de nossos eleitores também no que diz respeito a se deixar corromper também. Vamos sim eleger nossos candidatos, mais votar sim nunca por amizade e sim pela competência, consciência política e desejo real de mudar a sociedade e as condições de vida da população a que ele irá representar.
Um abraço para todos e prossigam nessa luta por mudarmos o Brasil....

2 comentários:

  1. Dá pra entender agora como pessoas como o prefeito aldeense (com seis contas rejeitadas) continuam no poder...

    Faltam vergonha e democracia no Judiciário.

    ResponderExcluir
  2. Cara, os "Deuses" do supremo parecem até aqueles deuses gregos, simplesmente brincam coa vida do povo aqui em baixo.

    ResponderExcluir

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...