domingo, 8 de novembro de 2009

Elite aldeense não gosta de ler!!


Depois de tantas vezes nas páginas que não nos orgulha em nada, São Pedro da Aldeia-RJ hoje merece ser parabenizada.

Tem uma das mais bonitas livrarias da região dos Lagos, com um nome bem celestial a Livraria amor Divino é sem sombra de dúvidas a mais nova e bela aquisição do nosso município querido. Mais como nada vem de graça, ela nasceu com a “elite” contra, acredito que pelo fato de que uma livraria pode trazer a seus clientes uma possibilidade nova que é o conhecimento, a cultura a facilidade de penetrar em mundos antes desconhecidos.

A livraria amor divino pode oferecer a você morador e eleitor aldeense e da região o fascínio pelo desconhecido, pela política, pelos personagens que compõem o cenário político nacional. Com a leitura que uma livraria pode nos oferecer com toda certeza seremos pessoas melhores e mais esclarecidas. Acredito que essa possibilidade que fez com que algumas pessoas fossem até o estabelecimento para tentar fazer com que os proprietários mudassem seu ponto comercial e saíssem da cidade, dizendo: “Aqui em São Pedro ninguém Ler, só tem ignorantes aqui” se não bastasse ainda pagaram “notinha” em um jornal regional perguntando o que fazia na cidade de São Pedro uma livraria. Fala sério!! Uma livraria em São Pedro irá nos ajudar na construção de cidadãos melhores.

Será que o endereço dela não sugeriu um alerta para eles(elite)? Pois eles estão em frente a prefeitura municipal e bem próximo da câmara, será esse o verdadeiro motivo para isso? Como quem diz: Com vocês por perto em breve nossos objetivos poderão ser nulos e aí quem vai votar em nós...?

Ficamos indgnados quando soubemos que pessoas da "sociedade" passavam na loja para falar que o povo aldeense não le, por isso eles deveriam procurar outro lugar.

Estou aqui divulgando o trabalho dessa livraria pelo fato de entender que precisamos estar unidos na luta de classe e entendê-la.

Parabéns a vocês da livraria, e obrigado por escolherem nosso município. Os aldeenses agradecem e lêem sim.

7 comentários:

  1. Fica dificil de acreditar que isso realmente aconteça em minha cidade natal. Sou funcionário público de nossa cidade, em sendo verdade o relato, posso afirmar que esses políticos que aí estão não merecem nosso voto, nem nosso respeito.

    Vamos dizer não a eles e aos que eles nos apresentarem no ano que vem, e quando eles voltarem para pedir votos para eles, vamos lembrar-lhes de suas posturas com relação a tudo que está acontecendo em nossa cidade, inclusive esse fato horroroso contra a Livraria.

    Pode deixar Serjão que se eu for lá falarei que foi mandado por vc rsrsrs. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Uma vez falei em entrevista que a Elite Aldeense é emburrecida e emburrecedora. Plagiando Marcelo Yuka, este relato do professor prova claramente o que falei na ocasião.

    Temos uma burguesia analfabeta de conhecimento e pobre na formação política da cidade. Talvez esteja aí o motivo de tão poucas empresas se instalarem na cidade e porque temos empresários tão loucos, se achando parentes de Bill Gates.

    Suas madamas são como "Laidequeiti", achadas nos subúrbios e sem glamour mesmo deixando a prostituição. Os barões de fundo de quintal não conseguem diferenciar papacapins de galinhas, por isso, atiram para todo o lado. Seus filhos são indigentes sociais em formação, desconhecendo o mundo além das grades de seus condomínios. Os bobos da corte desconhecem marcas de carro, por isso fazem show a cada ronco de motor, mesmo que seja cano de escape estourado.

    Para a elite aldeense, tirando suas rédeas interioranas e nem tão tradicionais assim, só lhes restam apelar para a baixaria de pagar matérias em jornais contra o livre acesso ao conhecimento.

    Esse relato me faz lembrar a Alegoria da Caverna (Platão) - tente imaginar a narrativa desse mito usando figuras da elite aldeense tentando impedir o povo de conhecer a verdade...

    Vou fazer um conto maldito com isso.

    ResponderExcluir
  3. Meu querido amigo. Não acho que os motivos apontados por você sejam os que levaram essa gente a falar tais imbecilidades.
    Em primeiro lugar, as pessoas a que vc se refere podem até ser consideradas da elite, mas apenas economicamente falando, mas não intelectualmente.
    A eliete intelectual de São Pedro somos nós, eu, vc, nosso amigos professores.
    Essa elitizinha citada por vc não tem inteligência suficiente para imaginar o quanto a leitura pode transformar uma sociedade. eles tem é inveja. Ficam incomodados com quem tem iniciativa e espírito empreendedor, pricipalmente quando se trata de FORASTEIRO. Sei bem o que estou falando, pois quando criei a minha primeira escolinha de futebol aqui, em 1993, passei pelo mesmo dissabor.
    Meu amigo, Elite somos nós.
    Parabéns pela sua defesa dos livros e das livrarias.

    ResponderExcluir
  4. Não se preocupe, Serjão...

    Apesar dos políticos que a governam (há muitos anos), a cidade de São Pedro da Aldeia vai prosperar.

    A mão do Senhor está sobre essa cidade - e nada ou ninguém vai conseguir se opor. Provas, a ente vê tocdos os dias: a Lagoa, o senso de humor do povo e, agora, uma livraria no sentido estrito da palavra: não é um cyber que vende livros, nem é uma organização religiosa.

    Os livros trazem muitas coisas, inclusive A VERDADE.

    Que Deus abençoe a Livraria Amor Divino e que seja mais um portal para o desenvolvimento de nossa terra.

    ResponderExcluir
  5. A pensar a fundo na questão, eu diria que ler devia ser proibido. Afinal de contas, ler faz muito mal às pessoas: acorda os homens para realidades impossíveis, tornando-os incapazes de suportar o mundo insosso e ordinário em que vivem. A leitura induz à loucura, desloca o homem do humilde lugar que lhe fora destinado no corpo social.
    Ler realmente não faz bem. A criança que lê pode se tornar um adulto perigoso, inconformado com os problemas do mundo, induzido a crer que tudo pode ser de outra forma. Afinal de contas, a leitura desenvolve um poder incontrolável. Liberta o homem excessivamente. Sem a leitura, ele morreria feliz, ignorante dos grilhões que o encerram. Sem a leitura, ainda, estaria mais afeito à realidade quotidiana, se dedicaria ao trabalho com afinco, sem procurar enriquecê-lo com cabriolas da imaginação.
    Sem ler, o homem jamais saberia a extensão do prazer. Não experimentaria nunca o sumo Bem de Aristóteles: o conhecer. Mas pra que conhecer se, na maior parte dos casos, o que necessita é apenas executar ordens? Se o que deve, enfim é fazer o que dele esperam e nada mais?
    Ler pode provocar o inesperado. Pode fazer com que o homem crie atalhos para caminhos que devem necessariamente ser longos. Ler pode gerar a invenção. Pode estimular a imaginação, de forma a levar o ser humano além do que lhe é devido.
    Além disso, os livros estimulam o sonho, a imaginação, a fantasia. Nos transportam a paraísos misteriosos, nos fazem enxergar unicórnios azuis e palácios de cristal. Nos fazem acreditar que a vida é mais que um punhado de pó em movimento. Que há algo a descobrir. Há horizontes para além das montanhas, há estrelas por trás das nuvens. Estrelas jamais percebidas.
    É preciso desconfiar desse pendor para o absurdo que nos impede de aceitar nossas realidades cruas.
    Não, não dêem mais livros às escolas. Pais, não leiam para os seus filhos podem levá-los a desenvolver esse gosto pela aventura e pela descoberta que fez do homem um animal diferente. Antes estivesse ainda a passear de quatro patas, sem noção de civilização, mas tampouco sem conhecer guerras, destruição, violência. Professores, não contem histórias podem estimular uma curiosidade indesejável em seres que a vida destinou para a reposição e para o trabalho duro. Aldeenses acabem com essa livraria rápido, isso pode ser muito perigoso!

    ResponderExcluir
  6. Continuação...

    Ler pode ser um problema, pode gerar seres humanos conscientes demais dos direitos políticos, em um mundo administrado, onde ser livre não passa de uma ficção sem nenhuma verossimilhança. Seria impossível controlar e organizar a sociedade se todos os seres humanos soubessem o que desejam. Se todos se pusessem a articular bem às demandas, a fincar sua posição no mundo, a fazer dos discursos os instrumentos de conquista da sua liberdade.
    O município já vai por um bom caminho. Cada vez mais os aldeenses lêem por razoes utilitárias: para compreender formulários, contratos, bulas de remédio, manuais, etc.
    Bastaria um livro para que todos se vissem magicamente transportado para outras dimensões, menos incômodas. É esse o tapete mágico, o pó de pirlimpimpim, à máquina do tempo. Para o homem que lê, não há fronteiras não há correntes, prisões tampouco. O que pode ser mais subversivo do que a leitura?
    É preciso compreender que ler para se enriquecer culturalmente ou para se divertir deve ser um privilégio concedido apenas a alguns, jamais àqueles que desenvolvem trabalhos práticos ou manuais. Seja em filas, em ônibus, ou no silêncio da alcova... Ler deve ser coisa rara, não pra qualquer um. Afinal de contas, a leitura é um poder e o poder é para poucos. Para obedecer, não é preciso enxergar, o silêncio é a linguagem da submissão. Para executar ordens, a palavra é inútil.
    Ler pode tornar o homem perigosamente hum Além disso, a leitura promove a comunicação de dores, alegrias, tantos outros sentimentos. A leitura é obscena. Expõe o íntimo, torna coletivo o individual e público, o secreto, próprio. A leitura ameaça os indivíduos, porque os faz identificar sua história a outras histórias. Torna-os capazes de compreender e aceitar o mundo do outro. Sim, essa livraria tem que acabar, é um grande perigo para a população de São Pedro da Aldeia.
    Fala sério viu...

    ResponderExcluir
  7. Ao Anônimo:

    Clap! Clap! Clap! - Bravo, bravo

    Gostei principalmente dessa parte

    "Mas pra que conhecer se, na maior parte dos casos, o que necessita é apenas executar ordens? Se o que deve, enfim é fazer o que dele esperam e nada mais?"

    Não sei porque, mas fui parar na BAESPA quando li isso. Aliás, a Base hoje está conotando perfeitamente a cara da elite aldeense hoje. Não a elite lembrada pelo célebre professor Eliezer, mas a elite castrada de saber, a burguesia minguada que brinca de ser rico. Hoje, parece que o positivismo militar avistou novas covas e pousou em lajes além dos muros da base.

    Essa Elite emburrecida está como pombos defecando sobre outros pombos em um balé clássico ao som de MC créu.

    O Governador, que não é tão burro assim, chegou atrasado, muito atrasado para ver o balé da elite.

    ResponderExcluir

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...