quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Peripércias da Câmara Municipal!

Cada dia que passa eu reforço minha tese da não existência das Câmaras de vereador.
Aqui em São Pedro da Aldeia, município do estado do Rio de Janeiro, foi aprovado uma “obra, reforma, anexo”, sei lá o que. Só que ela não agradou a população, por conta disso um eleitor do município depois de ler a matéria em um jornal local, fez o que deveria fazer qualquer pessoa esclarecida, divulgou a matéria para seus amigos e assim ela foi crescendo e incomodando o legislativo municipal a ponto do presidente da casa ter de se defender em uma emissora de rádio, ser procurado por jornais de grande circulação no estado e também procurado pela emissora de TV regional.

Isso trouxe indignação a população pelo seguinte: Na última administração o ex-presidente devolveu aos cofres do executivo municipal dinheiro nos dois anos seguidos, para que o prefeito pudesse utilizar em obras e pagamentos do funcionalismo público, pensando no bem estar do cidadão aldeense.

Nessa administração a população tem ouvido insistentemente do prefeito que o dinheiro está curto e que não tem verba para nada, e pede calma aos funcionários com os constantes atrasos de pagamento. Como esse mesmo povo pode aceitar que a Câmara Municipal gaste R$ 331.000,00 (Trezentos e trinta e um mil reais), com “obra” de construção de dez banheiros e um “anexo”, é pedir demais a um povo que clama por saúde, educação, moradia, emprego etc. No mínimo essa “importante obra”poderia esperar um momento mais propício, a licitação deveria ser mais transparente. Dessa forma se pede que a planilha de custo seja exposta para que a população com seus técnicos possam observar e analisá-la, sabemos que o Tribunal de Contas e o Ministério Público irão fazer sua parte, pois já foram oferecidas as denuncias e os nobres “edis” terão de se explicar.

Quando eu falo na ineficácia das Câmaras de vereador, é pelo fato delas não representar quem as elege, estamos nos deparando sempre com esses crimes e somos incapazes de rebater. Parabenizo ao cidadão que fez a denuncia e ao cidadão que se indignou e tornou essa coisa no mínimo confusa, de domínio público. Digo que não precisaríamos dessa casa porque para representar o povo eles não servem.

É lógico que as reuniões nos bairros, em igrejas, associações de moradores, clubes e outros traria com certeza uma melhor representatividade popular, a câmara de vereadores não faz essa representação e não tem condição ética e moral para tal. As reuniões em comunas traria mais efeito no que diz respeito a participação popular e eficácia para o legislativo, porque dessa forma os Vereadores se reuniriam somente para organizar e votar as matérias (diga-se de passagem vereador sem remuneração). O vereador que não se encontrar em situação de envolvimento nessa situação que está manchando o cenário político aldeense que se defenda, e pode ser nesse espaço que esta aberto a todos.
Com base nisso eu pergunto a você – Para que serve a Câmara Municipal e o Senado brasileiro
Participe, faça seu comentário ele é muito importante!

4 comentários:

  1. Para que serve a Câmara Municipal e o Senado brasileiro:

    resposta:
    Para os vereadores fazerem mansão, comprarem carro ZERO no valor de 50 mil..."cagadouros" de 30mil +ou -

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto sobre o chamado "Banheiro Gate"... Vamos ver se o MP vai agir!

    ResponderExcluir
  3. sergio concordo com sua tese sobre os vereadores,pra que a existencia deles,se ate agora nenhum beneficio foi feito em nossa cidade que esta tao precária em educaçao,saneamento básico e principalmente na saude,pois hoje em dia precisamos dormi em postos de saude se quisermos ser atendido durante a semana e se vamos a hospitais publicos estao faltando médicos...ai pergunto kade os vereadores do nosso bairro?estao preocupados com suas lindas salas com banheiros,uma reforma desnecesaria aos olhos do povo,kada dia que passa fico mais indiguinada com o rumo que nossa cidade esta levando e mais ainda em saber que fomos nos povos que colocamos eles la,temos que refletir mais o queremos para nossa cidade,bairro e pais!
    respondendo sua pergunta,nao servem pra nada!
    bjus meu amigo

    ResponderExcluir
  4. Eu também concordo, temos que fazer uma reforma política na câmara de São Pedro, pois da maneira que se encontra não está sendo viável obter êxito em garantir uma vida digna a sociedade, por isso temos que rever nossos conceitos. Fica um nome para que todos possam analisar, pesquisar, e tirar suas próprias conclusões para próxima caso este homem dispute as próximas eleições, tenha o apoio da população, pois é um homem de carater, personalidade, íntegro, guerreiro e digno, que pode trazer inúmeros benefícios para população de São Pedro, falo de ROGÉRIO DO QUIOSQUE.

    ResponderExcluir

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...