segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

O Brasil é um país racista?


          Na semana passada dia 28 de novembro de 2018, pela manhã fomos convidados pela coordenação e o Professor Marcos Salaibe do CIEP-262 no bairro Porto do Carro em São Pedro da Aldeia – RJ para uma palestra, voltada para as comemorações do mês da consciência negra. Com o tema, “O Brasil é país racista?”. Abordamos os quase quatrocentos anos de escravidão do Brasil, a resistência do povo negro nesse período.

         A legislação pré “abolicionista”. Falamos sobre a lei áurea e sua ineficiência no sentido de propiciar liberdade e autonomia ao povo negro. A luta do povo negro brasileiro por liberdade e construção de garantias dos direitos que foram negados por um longo tempo.
             Abolição da escravidão e a falsa liberdade. Conquistou-se a tão sonhada liberdade, mas, onde estavam os direitos? Comer o que? Trabalhar onde? Moradia, qual?  A vida do negro brasileiro não foi muito fácil, como ainda não é. O trabalho que antes era escravizado passou a ter uma relação de profissionais livres, onde essa relação em sua esmagadora maioria não se deu com trabalhadores negros, porém, o Brasil incentivou o processo imigratório europeu, o que não favoreceu aos “ex escravizados”.

       Os imigrantes (Nova força de trabalho) chegaram ao Brasil com direitos (antes negados aos negros), como: terra, comida, direito a herança e uma relação de trabalho onde respeitavam os trabalhadores como gente.  Numa atividade rápida, tivemos o cuidado em despertar nos alunos a curiosidade, o desejo sobre o tema, e assim iniciar um novo ciclo em suas vidas de luta.

          A fisioterapeuta Karla Barreto, falou sobre a saúde da população negra e fez uma dinâmica muito interessante chamada “jogo do privilégio”. Um momento de extrema emoção onde os participantes perceberam que o racismo é uma das relações mais covarde e danosa do mundo, pois faz com que pessoas realmente não consigam ter acesso a determinados serviços ou bens, por conta de sua etnia.

           No final da atividade, os alunos fizeram algumas perguntas respondidas por nós. Foi mais um momento enriquecedor, excitante, pois nos chegaram perguntas muito inteligentes.  Agradecer a coordenação, direção e ao professor Marcos Salaibe pelo convite e também pela recepção que foi muito boa, a participação dos alunos. Acredito que nosso papel é esse, o de levar conhecimento e também incentivar a todas e todos na luta contra o racismo.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...