segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, comemora o Mês da Consciência Negra!

COMEMORAÇÕES DO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA SÃO ENCERRADAS EM ESCOLA QUILOMBOLA

Por Renato Silveira em 26/11/2018
Imagem da Notícia:
      A Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, em Botafogo, Zona Rural de São Pedro da Aldeia, encerrou com festa as comemorações do mês da Consciência Negra. Estudantes, professores, familiares e comunidade reuniram-se para homenagear Zumbi dos Palmares através de trabalhos de pintura, artesanato, dança, penteados afros, maquiagem, entre outras atividades.


     A diretora da primeira escola quilombola municipal do Estado, professora Ana Rogéria Arruda, explicou que a festividade realizada no mês da Consciência Negra é a culminância do trabalho realizado durante todo o ano, quando o aprendizado específico da comunidade  escolar é colocado em prática.


     "É o momento onde a comunidade escolar mostra o seu diferencial, com o aprendizado de suas raízes, da importância da cultura de seus ancestrais. É um dos momentos mais importantes do ano", explicou.


     O diretor de Políticas Públicas de Igualdade Racial, Sérgio dos Santos, conta que essa festa anual da Escola Quilombola do município mostra o seu diferencial.


    "Existe toda uma razão e metodologia para o funcionamento de uma escola quilombola e nesse momento, todo o conhecimento da cultura afro-brasileira é apresentado pela comunidade escolar", afirmou.


      O mais antigo morador do quilombo de Botafogo, João dos Santos, lembra da luta para a implantação desta escola no bairro.


     "A maior parte dos estudantes do bairro tinham de ir estudar na parte de Cabo Frio. Hoje, temos essa bela escola, que resgata nossas raízes, preservando assim o conhecimento de nossos antepassados",  disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...