domingo, 4 de abril de 2010

Democracia para quem?

Fazendo uma avaliação superficial sobre um tema tão polemico e instigante que é a democracia, pude observar como é inverdade a existência dela ou até mesmo sua vida em algum lugar nesse mundo. Me indaguei sobre a seguinte questão: O que é democracia e onde seu espaço é respeitado? Segundo os dicionários democracia é: “forma de governo no qual o poder emana do povo e em nome dele é constituído; soberania popular; igualdade”.

Fazia minha leitura cotidiana pelos jornais e isso me intrigou. Não entendo como um sistema que se diz livre, aprisiona e não deixa com que pessoas tenham seus pensamentos respeitados.
Nem sempre sua opinião vale o quanto você acha que deveria. Li na matéria do jornal o dia, o dilema do prefeito da cidade de Duque de Caxias filiado ao PSDB, que formalizou uma aliança nacional com o PV, DEM e PPS, obrigando então, que seus filiados sigam esse caminho, pelo que pude entender na matéria o prefeito que apoiar os candidatos que são de linha oposta ao de seu partido, que são para o senado o ex prefeito de Nova Iguaçu (Lindberg Farias do PT), e para o governo de estado Sérgio Cabral (PMDB), mas, ele será obrigado a apoiar outros candidatos da coligação que será formalizada pelo seu partido.

Da mesma forma, porém, em situação oposta, um grupo de militantes do partido dos trabalhadores do Rio de Janeiro, não queriam aliança com o atual governador, preferem candidatura própria do PT e apostaram nela até o último minuto do segundo tempo desse jogo. Esse grupo de militante foi vencido, não sei se pelo desejo da maioria dos filiados ou pelos acordos que permeiam essa relação da política partidária e o pessoal.

Isso me fez repensar essa questão de até onde realmente somos democráticos. Como fugir a essa amarra em que a “democracia” nos impõe. Esse sistema é realmente democrático? Por que não podemos votar em quem nossa consciência e avaliação indica?

Precisamos de um sistema que nos faça realmente ter nossas necessidades supridas enquanto cidadãos, e não como grupo político de alguém. Nosso povo necessita de escolas com o objetivo de forma pessoas conscientes, questionadoras e não digam sim a tudo que nos é imposto, que tenhamos a condição de decidirmos que sistema ou governantes queremos. Até onde os partidos políticos tem o poder sobre seus filiados e por que é taxado de infiel aquele que vota segundo sua consciência?

E você o que acha, somos um país democrático? Dê sua opinião e construa um país melhor fazendo a diferença em sua rua, cidade, estado e país; mostrando que podemos sim escolher pessoas que nos represente.

Um comentário:

  1. Muito boa a matértia. É mais um desabafo do que qualquer outra coisa. Mas, quando a vida parece não ter explicação, recorramos à ficção...

    Ou seja, só mesmo dando a explicação que o Sr. Spok dá no epispodio de Star Trek em que ele morre para que a população da Enterprise continiue viva:

    "As necessidades de muitos se sobrepõem sobre as necessidades de poucos."

    Democracia não é um regime que defende o "bem de todos", mas o bem da maioria. Nesses casos, a "maioria" do PSDB e do PT tomaram posições diferentes desses dirigentes que você citou.

    ResponderExcluir

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...