É muito triste constatar que o trabalhador é tratado de forma cruel pelo poder que deveria protegê-lo. Como se não bastassem todas as mazelas dos mais variados governos contra o trabalhador temos de conviver aqui no estado do Rio de Janeiro com um verdadeiro massacre a quem trabalha, paga seus impostos em dia (pois os impostos do trabalhador são retidos em folha), e ajuda de maneira enorme que os governos paguem os salários de seus funcionários.
O transporte coletivo de nosso estado ele está voltado para o empresário e não para o trabalhador, na Região dos Lagos por exemplo tem uma empresa que controla todas as linhas de ônibus de todos os municípios da Região e isso se da por conta de que nossos prefeitos e vereadores todos ou a grande maioria são conivente com esse tipo de massacre, não fazem nada para proteger aqueles que com muita empolgação e confiança depositaram seu voto de confiança neles. Infelizmente eles só pensam em seus bolsos, no dinheiro que a empresa pode dar, nos carros, em viagens e esquecem que foram eleitos para que o povo tenha qualidade de vida.
Até bem pouco tempo poderíamos dizer que a Região tinha um vereador que defendia seu povo, em Cabo Frio havia um vereador que se preocupava em defender o trabalhador e nunca tivemos em seus mandatos indícios de associação com esse grupo empresarial. Jânio Mendes, tinha uma atuação irrepreensível no que tange a defesa do povo, porém, era somente um vereador dentro de uma região enorme.
O descaso é tão grande que pegamos ônibus lotados em todos os momentos do dia, quando vamos para o trabalho lá estão eles lotados, quando voltamos estão eles lá a nos esperar com suas lotações estouradas e com os passageiros (em sua maioria trabalhadores), irritados, apertados e desejosos de que o estado intervenha em seu favor, que imponha seu poder sobre a empresa que detém concessão do transporte, para que ela aumente seu número de viaturas, que nos ofereça uma transporte de qualidade e com conforto.
Ou que então o governo municipal e estadual tenham a coragem de se desvencilhar das corrupções que os assolam e legislem em prol do povo, concedendo licitações para outras empresas ou outras formas de transporte, como por exemplo o transporte complementar, feito por kombis, vans, barcos etc..., só não podemos ficar a mercê de uma única empresa de ônibus, que tem a proteção do estado com seus órgãos para defende-los, a polícia militar o detro, a guarda municipal, defendendo os interesses dos empresários em detrimento dos trabalhadores que dependem do transporte coletivo e dos trabalhadores que dependem da liberação de um concessão para trabalharem com seu transporte.
Precisamos que o povo se una contra essa safadeza em que nossos defensores se envolveram e damos um não a eles nas eleições, diga não ao vereador que você não confia, ou desconfia que ele esteja envolvido em falcatruas. Votando contra os candidatos que ele te apresenta, e nas próximas eleições municipais faça uma “varredura” em sua câmara limpe, tire o que não presta e coloque novos com condições de realmente mudar sua sorte. http://www.youtube.com/v/Ibow_K7fqF0&hl=pt_BR&fs=1
Os transportes coletivos urbano poderiam ser um ramo moderno, eficiente e lucrativo; administrado racionalmente por empresas de capital aberto. O setor é dos mais atrativos porque tem uma receita previsível, à vista! Porque isso não acontece?
ResponderExcluirA resposta é bem simples, porque há uma parceria corrupta entre empresa mafiosa e o poder público municipal, aonde a concessionária é a maior financiadora da política municipal. Para operar dessa forma, o concessionário é empresa com contabilidade suspeita, alaranjadas, costumam não pagar impostos e previdência, é campeã de infrações trabalhistas, o dono é um empresário-bacalhau, individuo espertíssimo, semi-analfabeto, ousado; faz mais parte da economia informal do que da formal.
Já há algum tempo os ônibus não têm mais cobradores; o motorista é obrigado a dar o troco com o ônibus andando! E ninguém faz nada, nem Executivo, nem Legislativo e nem Judiciário! Os empresários pintam e bordam, ônibus lotados, sujos e sem segurança, sem falar que uma das passagem mais cara do Brasil é aqui na Região dos Lagos. Animais são mais bem transportados do que os seres humanos Afffff...
E os prefeitos e vereadores??? Ah... Esses têm seus carros de último modelo a cada ano e não andam de ônibus... Quem financia? kkkkkkkkkkkkk
O povo? Ah... mais de 60% da população na época das eleições sofre de amnésia parcial, vota exatamente naquele que paga melhor a “boca de urna.” Financiam o voto e o destino por mais alguns anos... E a perunta paira no ar: Até quando?!