sexta-feira, 26 de junho de 2009

Esse senado não é o seu, é???

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), 79 anos, afirmou, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, que não cometeu erros ao indicar parentes para cargos na Casa e disse que não vai renunciar. Em meio a uma série de denúncias a respeito de desvios administrativos no Senado, Sarney alegou suspeitar de sabotagem interna. "Não descarto essa hipótese. Até porque falam dos atos secretos, mas só aparecem os meus. Não tenho provas", afirmou.
Em relação ao recebimento de R$ 3.800 de auxílio-moradia por mês, Sarney reafirmou não ter percebido que ganhava o benefício e disse que vai devolver os valores. "Vou ressarcir. Está em estudo como é que se deve proceder. Isso será um gesto pessoal." Em relação aos colegas, afirmou que ninguém está obrigado a fazer a devolução. "Eles estão usufruindo benefício que é extensivo ao funcionário público de maneira geral."
Sobre a contratação de seu neto por meio de um ato secreto pelo senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), Sarney disse que tudo ocorreu à sua revelia. "Se ele tivesse me consultado, teria sido o primeiro a dizer não", disse o presidente do Senado.
Em relação aos atos secretos que nomearam duas sobrinhas de Sarney, empregadas em gabinetes de senadores, de Roseana Sarney (PMDB-MA) e de Delcídio Amaral (PT-MS), o presidente do Senado afirma que, no caso de Roseana, pode ter havido uma "armação". Já no caso de Delcício, Sarney confirma o pedido de contratação.
"Do Delcídio, eu realmente pedi a ele, uma sobrinha da minha mulher, funcionária de carreira do Ministério da Agricultura, mudou-se para Mato Grosso do Sul, pedi que ela fosse requisitada para trabalhar no gabinete dele. Eu acho que não tem nenhum erro em ter feito esse pedido a ele", disse.
Sarney afirmou ainda que, apesar de haver muitas falhas na administração do Senado, sua conduta deveria ser julgada "com mais respeito". "Sou o parlamentar mais antigo neste País. Estou fazendo um esforço grande na minha idade", disse. Sarney acredita que a política brasileira vive um período de crise da democracia representativa. "Há uma tendência de buscar uma democracia direta. Tudo aponta nesse sentido."Por fim, Sarney afirmou que pretende continuar no cargo. "Minha vida foi sempre feita de desafios. Vou exercer até o fim."
É... onde eu vou depositar minhas esperanças? Nesse senado que não me representa? Ou em uma câmara de deputados que não me identifico?
Esta reforma política tem que vir o mais rápido possível, não podemos mais viver a mercê do que esses homens que não nos representam fazem: Planejem, votam e determinam como regra de prática e vida para nós. Precisamos de uma câmara que fale a nossa língua, que pense o que nós pensamos, por isso conclamo vocês a entrarem nessa luta também. Dizendo que não quer esse modelo de sistema político. Você estará contribuindo para que um dia, em breve, possamos acabar com isso que aí está.
Este espaço é seu, venha, deixe seu comentário e sugestões para que juntos possamos mudar essa História, que é do Brasil, seu país!

Um comentário:

  1. Serjão, concordo com você! A Casa está muito mal administrada nas mãos do ex-presidente José Sarney, ainda mais nesse momento onde todas as acusações contra ele foram arquivadas. Isso mostra que a política brasileira é extremamente favorável à elite, englobando, é claro, os políticos corruptos como o mesmo. Estou de acordo com você também, quando cita sobre a inexistência de governantes honestos, porém ainda acredito no potencial do Pedro Simon, apesar de compor o PMDB vejo que é um dos poucos que ainda lutam pela execução de nossos direitos políticos. Gostei muito do seu blog, parabéns! Abraços, Martinha.

    ResponderExcluir

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...