sexta-feira, 19 de junho de 2009

As Conferências pela Promoção da Igualdade Racial continuam!!




II Conferência da Promoção da Igualdade Racial


Nos dias 05,06 e 07 do mês de junho de 2009, aconteceu no Hotel Rios Presidente no Centro do Rio de Janeiro a II Conferência da Luta pela Promoção da Igualdade Racial. Evento esse que nos deu a dimensão do que é uma verdadeira democracia. Uma conferência onde os mais variados grupos étnicos se fizeram presente com um só objetivo, PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. Propostas com o cunho de trazer os Negros para que ocupem espaços mais visíveis no cenário profissional e político foram apresentadas, votadas e aprovadas nessa conferência; que serão apresentadas na II Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá em Brasília nos dias 26, 27, e 28 de junho de 2009.
São exatos cento e vinte um anos, em que se deu a libertação dos Negros do regime de escravidão que imperou por mais de trezentos e cinqüenta anos nesse país. Libertação essa que não trouxe aos Negros uma condição que pudesse fazer com que eles tivessem seu próprio pedaço de terra nem mesmo onde trabalhar, por conta disso alguns Negros sem ter o que fazer, comer e onde morar resolveram retornar para as fazendas onde eram escravos para serem “funcionários”, ou melhor, escravos com uma outra nomenclatura.
O governo brasileiro por sua vez criou leis de incentivo à imigração de Europeus e Japoneses para o trabalho em nossas terras, para isso lhes daria terra para morar e para plantio próprio, assegurando a esses grupos condições dignas para sobrevivência (que é o justo), porém, em contra partida essa mesma lei que incentiva a vinda de Europeus e Japoneses tem uma cláusula que proíbe a imigração de homens e mulheres do continente africano para que não houvesse um enegrecimento do povo brasileiro. Ali ficou clara a real intenção do governo “branco” do Brasil contra a maioria da população do mesmo, pois já éramos maioria como somos hoje.
Por conta de tudo que relatei aqui é que entendo que os Movimentos Negros e todas as entidades que lutam pela Promoção da Igualdade Racial, têm seus pleitos legitimados, pois a História do Brasil que ainda é contada em nossas escolas é excludente, tendenciosa, manipuladora. Tiram o real valor do Negro e dos Afro-descendentes dessa História rica desse país Negro que é o Brasil.
Para quem não sabe e não aceita o Brasil é um país Negro, nós só perdemos para a Nigéria em números de Negros, então somos sim um país Negro e com orgulho. Precisamos fazer com que esses pleitos que os Movimentos Negros e outras entidades da sociedade civil deixem de ser projetos de governo e seja projeto do Brasil, o país tem uma dívida enorme com os Negros e Afro-descendentes desse país e deve pagar. Ainda conseguimos ver hoje a elite do país em exclusivo destaco a do (Rio de Janeiro), torcendo o nariz quando algumas ações afirmativas acontecem e podem de alguma forma beneficiar ou tentar minimizar as diferenças, como, por exemplo: as lutas contra as cotas para Negros nas Universidades Públicas; os “brancos” ou “filhinhos de papais” sempre tiveram cotas reservadas, pois tinham dinheiro para estudar em escolas particulares (as melhores), e sempre estavam em condições diferentes da dos filhos dos trabalhadores, pobres que tinha que estudar em escolas públicas como eu, e enfrentarmos até noventa e três dias de greve justa dos profissionais de educação. A elite sempre usufruiu daquilo que é público, porém, as condições eram forjadas para que eles e só eles as usassem, só que hoje o povo resolveu dar um basta e juntos iremos conseguir que os governos nos ouça e implementem as políticas que vão fazer com que o Brasil seja sim um país decente e que respeite seu filhos. Trabalhamos muito por ele e para ele, precisamos ser respeitados por ele.
Brasil você é maior do que pensa! É só lembrar que tem uma nação ainda excluída dentro de você.
Nossa luta vai continuar e para isso, precisamos de você!
Deixe seu comentário sem medo e seja uma ou um nessa luta que é de uma nação. Um abração do Serjão.

Um comentário:

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...