quarta-feira, 7 de junho de 2017

40 anos de MNU - Parabéns e Vida Longa ao MNU!

Em 07 de junho de 1978, nasce no Brasil, um grupo que iria revolucionar a luta negra em nosso país. Com a missão de unificar nossa luta e os negros, essa entidade se mantém firme nesse propósito.  Admiração pela sua independência e ousadia. Movimento Negro Unificado – MNU, é uma instituição de orientação de esquerda, que luta por políticas públicas para toda população brasileira com enfoque no corte racial, por que entende que aqui em nosso país, nós negros fomos sempre invisíveis para o pode público.
Brasil com quase 400 anos de um regime escravocrata (1530-1888), se acostumou a não ver o negro como cidadão, e sim, como coisa, porém, o negro brasileiro não se acomodou e lutou contra o Estado, contra o sistema e contra as elites que insistiam em fazê-lo escravizados e desrespeitar sua condição de ser humanos.
O Movimento Negro Unificado tem esse sentimento de luta e de disputa por espaços onde, o povo negro tenha realmente visibilidade e tenha espaços iguais em nossa sociedade. Segundo o IBGE, somos mais de 50% da população brasileira, porém, no extrato social não nos vemos e por quê? Porque a elite brasileira ainda nos vê como coisas, não querem “conceder” direitos iguais e condições para isso.

Enquanto você existir MNU, sei que a luta por uma sociedade mais justa e igualitária será travada, luta contra o racismo, e você tem uma capacidade tão grande em se reinventar que mesmo quando conseguirmos essa condição, você existirá e falará para nossos jovens de sua luta de 40 anos, nossos avanços, conquistas, decepções e acima de tudo, do quanto é gratificante fazer parte dessa luta com você. Parabéns ao Movimento Negro Unificado – MNU! Vida Longa ao MNU! fotos: divulgação





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...