sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Feliz dia da Consciência Negra!!

Vinte de novembro de 1695, dia que  Zumbi, então aos 40 anos, foi traído e denunciado por um antigo companheiro (Antonio Soares), tem a cabeça cortada, salgada e levada, ao governador Melo e Castro. Ainda no mesmo ano, D. Pedro II de Portugal premia com cinquenta mil réis o capitão Furtado de Mendonça por "haver morto e cortado a cabeça do negro dos Palmares do Zumbi.

Porque mencionei esse fato? Só para lembrar que ainda nos dias atuais, os governos trabalham no sentido de nos negar os direitos, mas temos conseguidos mostrar que somos de luta, continuamos como guerreiros de Zumbi. Conquistamos alguns benéficos e  espaços a custa de muita luta, suor, lágrimas e sangue.
Não vamos parar por aqui. No último dia 18 de novembro, cerca de 20 mil mulheres negras, marcharam em Brasília reivindicando direitos, proteção e mais investimentos nas políticas públicas em favor da mulher negra. E foram recebidas pela presidenta Dilma Rousseff.

Essa união mostra que ainda estamos unidos num propósito de melhorar as condições de vida de nossa população, segundo o IBGE, somos 51,75% da população brasileira e as mulheres negras cerca de 49 milhões, então não tem como os governos não ouvirem nossa voz. Essa política de Nação que consegue enxergar a população afro brasileira, teve inicio no governo do então presidente Luiz Ignácio Lula da Silva (PT), que disse entender que o Estado brasileiro tem uma dívida com o povo afro brasileiro.

Hoje, dia 20 de novembro, comemoramos o aniversário de morte de Zumbi dos Palmares (320 anos), e também o dia nacional da consciência negra. O Estado do Rio de Janeiro, concedeu feriado, por entender a importância dessa data para o povo preto do Estado e da nação.

Parabéns ao povo brasileiro! Parabéns aos negros! Entendemos que a consciência e conscientização do povo que construiu a nação, ela é diária. Estamos marchando diariamente no sentido de mais conquistas e pelos direitos negados.  

 Nesse ano, comemoro com um pouco mais de motivos, na última plenária Estadual do Movimento Negro Unificado (MNU), fui eleito para compor a Coordenação Estadual da entidade. Dia 29 de outubro, aqui em São Pedro da Aldeia, a Câmara Municipal, aprovou a lei que cria o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e o Fundo Municipal e no dia 18 de novembro (anteontem), a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALER), aprovou como lei, o Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial.
Ou seja, motivos não me faltam para comemorar o dia Nacional de Consciência Negra.
Essa garra e energia que tinha Zumbi dos Palmares e Dandara Guerreira, que faz com que não paremos um só instante em nossa luta. Vida longa a Zumbi! Avante na luta contra o racismo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...