quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Vereadores de Duque de Caxias homenageiam ministra Nilma Lino Gomes.

destaquegrande duque.jpgA ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, recebeu na manhã desta segunda-feira (30), a medalha Zumbi dos Palmares, homenagem concedida pela Câmara dos Vereadores de Duque de Caxias-RJ.
A medalha, que já foi dada a personalidades como João Cândido, Luiz Gonzaga e Solano Trindade, foi concedida à ministra Nilma por proposta do vereador Moacir dos Santos, o Moa.
“É uma honra receber esta medalha, e aqui reafirmo meu compromisso com a promoção da igualdade racial e também com as pautas das mulheres e dos direitos humanos, agora no novo ministério, entendendo que estamos num momento de muitos desafios. Por isso não podemos deixar de comemorar a história do povo negro e a garra de Zumbi dos Palmares e de Dandara”, declarou a ministra.
Diversas autoridades locais e militantes dos movimentos negro, de mulheres e de direitos humanos estiveram na cerimônia de entrega da medalha, como o presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB-RJ, Marcelo Dias, o deputado federal Chico D’Ângelo, as presidentas dos conselhos de promoção da igualdade racial, de políticas para as mulheres e de pessoas com deficiência, e lideranças indígenas.
O ex-vereador José Zumba, autor do Projeto de Lei que criou a Medalha Zumbi dos Palmares e do projeto que instituiu o dia 20 de novembro como feriado municipal também esteve presente no evento. Zumba é coordenador da Pastoral Afro na Diocese de Duque de Caxias.
Sobre a Medalha:
Crédito da Foto: Leo Rizzo/SPMA Câmara de Vereadores de Duque de Caxias (RJ) criou a Medalha Zumbi dos Palmares em junho de 2004, com o objetivo de reconhecer a luta de líderes do movimento negro na promoção da igualdade racial, na luta para a superação do racismo, e também como forma de conscientização do povo brasileiro sobre o papel dos negros na sociedade.
A medalha é entregue todo mês de novembro, durante as comemorações da Semana das Tradições e Artes Negras Contemporâneas. Nilma Lino Gomes é a 12a pessoa a receber a medalha.
Violência contra a mulher e criação de órgão de políticas para as mulheres
Um tema recorrente nos discursos do evento, principalmente nos das mulheres, foram os altos índices de violência contra as mulheres no município de Duque de Caxias, e a necessidade da criação de uma órgão municipal de políticas para as mulheres. Segundo a presidenta do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Renata Colonese, de acordo com último censo, das cerca de 400 mil mulheres do município, 120 mil são chefes de famílias e, dessas 80 mil são mulheres negras.
De acordo com Renata, dada a gravidade dos índices de violência contra a mulher no município, é urgente a criação de uma secretaria municipal de políticas para as mulheres. “Segundo o Dossiê Mulher, onde você encontra todos os índices de violência contra a mulher do nosso estado, de forma bem precisa, Caxias é o segundo município no estado com maior ocorrência de feminicídios e de estupros”, informa a presidenta, que também ressalta a necessidade de mais delegacias da mulher e mais leitos obstétricos na cidade.

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...