sábado, 12 de maio de 2012

O Feliz Dia das Mães do Serjão

Sempre que se aproxima o dia das mães, mensagens de felicitações inundam nosso cotidiano e, acabam banalizando a real necessidade da data. Ao contrário do que a indústria de entretenimento e o comércio falam, o Dia das mães é uma data que precisa ir além do simples ato de dar presentes. Mas, uma data onde é preciso reconhecer nossa dependência das mulheres para a construção da sociedade.

A mulher brasileira é uma personagem que menos tem sido privilegiada em nossa história, mas que marca de igual importância em nossa construção de nação como povo e território geográfico.

São elas que mais se sacrificaram nos porões dos navios negreiros, sendo vistas como "mercadoria" de menor importância que os homens, sendo sujeitas a morte ainda no oceano caso apresentasse algum estado que desagradasse o mercador de escravos.

Foram elas que não só povoaram nossa nação de brasileiros, como também suportaram toda possibilidade de preconceito com o sexo feminino em uma sociedade marcada pelo machismo e existência da mulher como mero objeto reprodutor.

Já dizia o Professor e antropólogo Darcy Ribeiro, que a mulher é o ser mais importante na construção dessa aventura chamada Povo Brasileiro. Segundo ele, ao contrário do homem, a mulher brasileira foi o único ser capaz de dar a vida pelo seu lar. Ao passo que o homem brasileiro comum é capaz de "trocar" a família e os braços doces da esposa por um copo de cachaça.

Vivemos em uma nação sustentada pelo suor e a proteção da mãe. Uma proteção que está diretamente ligada a necessidade de defender e se sacrificar pelos seus filhos. Neste dia das mães, ao contrário do que diz o senso comum, nosso papel como pais e filhos é muito mais do que dar presentes, mas reconhecer nossas milhares de mães como parte única na construção de nosso caráter e identidade.

Parabéns mamães

Um abração do Serjão

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Jantar em homenagem ao Dia das Mães

Na noite do último sábado, leitoras do Serjão.net promoveram um jantar em homenagem ao Dia das Mães.

A noite de festa contou com a presença de várias lideranças de nossa Região e foi totalmente organizado por mulheres militantes do Partido dos Trabalhadores.





O jantar foi acompanhado pela apresentação da cantora e compositora Gabriela Chaffin e do músico Thiago Aguiar. A dupla relembrou grandes sucessos da música popular brasileira e de baladas românticas internacional.








Creuma Chaffin deu um tom sofisticado a festa ao apresentar os novos produtos desenvolvidos para melhoria da vida da mulher. Realizou vários sorteios.






A noite contou também com a participação do pré-candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores, Claudio Chumbinho que relembrou a necessidade de se valorizar a mulher aldeense.







O professor Serjão fez sua homenagem a todas as mães afirmando a mulher como peça fundamental na construção da sociedade brasileira.

O jantar em homenagem ao Dia das Mães foi idealizado e organizado por Vanusa de Arruda e Márcia Soares e marca a força da mulher dentro de um quadro político social aldeense ainda protagonizado, em sua maioria, por homens.


Confira as fotos do evento:








Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...