segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Justiça ao heroi nacional. Zumbi dos Palmares!


A Presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira (10 de novembro) a Lei 12.519 que institui o dia (20 de novembro) como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra...

Lembra-se que essa mesma data já era usada como o Dia Nacional da Consciência Negra (data em que Zumbi foi executado)...

Com essa lei a presidente busca "valorizar a memória do líder de Palmares, como símbolo de luta pela liberdade e pela dignidade do povo negro".

Infelizmente a lei não agradou a todos, pelo simples fato de não ter virado feriado...

Quem foi Zumbi...?



Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. O Quilombo dos Palmares estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares (Alagoas). Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes. Nos quilombos, os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver.


Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo.

No ano de 1675, o quilombo é atacado por soldados portugueses. Zumbi ajuda na defesa e destaca-se como um grande guerreiro. Após um batalha sangrenta, os soldados portugueses são obrigados a retirar-se para a cidade de Recife. Três anos após, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados.

Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu “governo” a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.

O bandeirante Domingos Jorge Velho organiza, no ano de 1694, um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, é totalmente destruída. Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traído por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695.

Desde 1997, Zumbi faz parte do Livro dos Heróis da Pátria, no Panteão da Pátria e da Liberdade.

O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (Alterado pela Lei 12.519 de 10 de novembro de 2011)


Fontes:
www.spadeloucos.blogspot.com

domingo, 27 de novembro de 2011

Ficha Limpa aprovada para cargos estaduais


Os deputados Robson Leite (PT), Comte Bittencourt (PPS) e Luiz Paulo (PSDB) fizeram a diferença na ALERJ: apresentaram e conseguiram aprovar (por unanimidade na ALERJ) a Lei da Ficha Limpa para cargos executivos.

Além de demonstrar um poder de articulação muito bom, que ultrapassou as divergências partidárias e posicionamento frente o Governo Estadual.

Sonho com ações assim nas nossas Câmaras dos Vereadores...
fonte: www.salaibe.blogspot.com

sábado, 26 de novembro de 2011

MANDATO PARTICIPATIVO-ROBSON LEITE.

Desde a época da campanha, sempre esteve presente em meus discursos o compromisso com a construção de um mandato participativo. Hoje, com onze meses de mandato, tenho a convicção de que, mesmo havendo ainda um longo caminho pela frente para a consolidação desse modelo democrático, já demos significativos passos nesta trilha.

Nosso mandato participativo vem conquistando reconhecimento de muitas pessoas por onde passa. Desde a apresentação de nosso primeiro projeto de lei, que prevê Orçamento Participativo
para o estado do Rio de Janeiro, foram muitas as iniciativas em prol da democratização do poder público.

Isso porque a nossa proposta de mandato construído coletivamente é apenas um ponto de nossa pauta maior: a radicalização da democracia fluminense e brasileira, que deve ser cada vez mais participativa e menos representativa.
dep. Estadual Robson Leite – PT.RJ

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Noticias Rápidas!

Apagando velinhas!

Aniversariou no sábado passado nosso amigo Marcelo Wanderley (treme treme ou Marcelo do regional). Iguaba Grande ficou pequena em sua festa, só não deu para sabermos a idade do rapaz, pois o bolo estava repleto de velinhas para dificultar a contagem. Mesmo assim Parabéns para você nessa data querida.

Apagando velinhas2!

Se não fosse o bolo, o evento não parecia uma festa de aniversário, pois tinham tantos políticos que em um dado momento achamos que o ex-presidente Lula apareceria para inaugurar alguma obra. Esse “cabra” está com a moral em alta.

Parado na esquina.

Pré - candidato a tudo o ex-prefeito, ex-deputado estadual e federal Iédio Rosa, goza de um prestígio muito bom em São Pedro da Aldeia, está no grupo que quer eleger Claudio Chumbinho (PT) a prefeito da cidade, é o principal pré–candidato a vice na chapa. Só que nessa semana, o canhão da aldeia publicou que o presidente de seu partido (PSC) José Rodrigues disse que Iédio não fala pelo partido, e sim por ele, porque o PSC não caminhará com o PT. Será que Iédio Rosa aderiu a onda do Flamengo?

Marcelo Freixo de Cabo Frio.

Fugindo das perseguições do atual prefeito da cidade, o blogueiro e professor Chicão, resolveu seguir o exemplo de seu líder maior, o deputado estadual Marcelo Freixo, e pediu asilo político na argentina, pois depois que virou Chicão do "Alair" está se sentindo perseguido na cidade. Boa viagem meu amigo, curta bastante suas merecidas férias... encontrou algum amigo de Cabo Frio por aí?

Nada foi feito!!!

Recebi inúmeros emails criticando o Movimento Negro de São Pedro da Aldeia, que no dia 20 não fez nenhuma manifestação pública, lembrando a data em que se comemora o dia nacional de Zumbi dos Palmares e consciência negra. Registramos aqui a indignação de alguns. Vamos cobrar para que façamos no ano que vem ações (todo ano), que possam lembrar mesmo que distante o espírito guerreiro de Zumbi dos Palmares e seu liderados. Axé!

Negro pra caramba...

Salvador (BA),ganhou no dia 18 de novembro de 2012, o título de a capital negra da América latina. Estranhamente, a mídia global anunciou no domingo passado que o Brasil tem mais de 96 milhões de negro e pardos. Brasil a segunda maior nação negra do mundo. Parabéns Brasil.

Insônia...

Em Saquarema o menino Pedro Ricardo não deixa a família Melo dormir, dizem que até já passou nos pensamentos da prefeita de não ser candidata a reeleição, por mais que se faça o menino não deixa de crescer nas pesquisas. Outro dado aumenta a crise, é que dizem que o vice será o irmão do ex-prefeito Péres...

Comigo não violão.

O prefeito de Araruama André Mônica, tratou mais que depressa de se apaziguar com o deputado Paulo Melo, é que o também deputado Miguel Geovani, estava galanteando o presidente da ALERJ, que vira e mexe, vira governador interino. André Mônica, disse que o nobre deputado é um cô-prefeito da cidade.

COMPERJ

No dia 19 passado, na câmara municipal de São Pedro da Aldeia, aconteceu uma plenária promovida pelo PT, PTB e PHS. Com a participação de Chumbinho do PT e com uma bela palestra do deputado estadual Robson Leite do PT-RJ, falando sobre os benefícios que o complexo trará para São Pedro da Aldeia e para a Região.

COMPERJ2 Justiça seja feita...

O evento só foi brilhante pela capacidade do jornalista Ricardo Cox, que anunciou em jornais, televisão, rádio e até em cartomantes o garoto anunciou o evento. Parabéns Ricardão, o evento estava perfeito.

Quer ganhar dinheiro¿

Estava trabalhando quando um amigo chega e pede para postar para ele isso aqui: www.rederemunerada.com¿user=14292 só Wanderson mesmo. Rsrsr

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Após crise no Esporte e no Trabalho, governo mira ONGs.

A portaria dos ministérios do Planejamento e da Fazenda e da Controladoria-Geral da União (CGU) estabeleceu novas normas para as transferências de recursos da União mediante convênios e contratos de repasse para entidades privadas sem fins lucrativos, as organizações não governamentais (ONGs).

O novo regulamento, que já está em vigor, estabelece que todos os ministérios devem, a partir de agora, obrigatoriamente seguir um padrão e atender requisitos, critérios e exigências como a ampla publicidade do chamamento público, inclusive na primeira página do site do órgão concedente e no Portal dos Convênios (Siconv), onde deve permanecer disponível pelo menos por cinco anos.

Para assinar o convênio, a entidade deve comprovar experiência nos últimos três anos, em atividade semelhante ao objeto do convênio. O edital de chamamento deverá conter ainda as seguintes informações: especificação do objeto da parceria; datas, prazos, condições, local e forma de apresentação das propostas; critérios objetivos de seleção e julgamento; valor previsto para a realização do objeto; e previsão de contrapartida, quando cabível.

A portaria estabelece ainda que só o ministro ou o dirigente máximo da autarquia poderá abrir mão da exigência de chamamento público, o que só poderá ocorrer em três hipóteses: situações de emergência ou calamidade pública; programa de proteção a pessoas ameaçadas; ou convênio com entidades que já vinham prestando o serviço de forma plenamente satisfatória há pelo menos cinco anos.

De acordo com a nova portaria, a ONG que celebrar o convênio terá que executar, ela própria, diretamente, o seu objeto, não podendo repassá-lo, mediante subcontratação de outra ONG ou de empresa privada, como vinha acontecendo.

A partir de agora, essa terceirização só poderá ocorrer para atividades de apoio já previstas no plano de trabalho aprovado pelo ministério concedente ou então em decorrência de fato superveniente e imprevisível, mas nunca para a execução do objeto principal do convênio.

As informações são da Agência Brasil

sábado, 19 de novembro de 2011

PSDB pede saída do ministro do Trabalho!

Á s coisa não andam muito bem para o lado do líder maior do PDT, o ministro Carlos Lupi. Depois de varias denúncias de irregularidades em sua pasta, agora pesa sobre os ombros do ministro a acusação de ter utilizado um avião privado, alugado pelo fundador das Organizações não governamentais (ONG) Fundação Pró-Cerrado e a Renapso. Sendo confirmada a denúncia, acredito que inviabiliza a permanência de Lupi no ministério.

A oposição pede afastamento imediato do ministro, só que não podemos esquecer que quem instituiu essa “farra” com o dinheiro público foi o PSDB em seu “governo do real”, encontraram nas ONG uma forma de sangrarem os cofres públicos, agora posam de bons moços.

Democratas e PSDB, afirmam que uma CPI se faz necessário para apurar os possíveis desvios de Carlos Lupi para o PDT e suas ONG. Portanto, entendo a necessidade de uma investigação criteriosa e séria, coisa que acho difícil ser feito naquela casa, também não podemos esquecer no governo do PSDB e DEM, a coisa sempre estava as escondidas.

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...