quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ADEUS AO MEU AMIGO E IRMÃO BALTAZAR!

A última vez que estive com ele, estavamos pensando em como seria o churrasco de seu aniversário, Ball completaria 46 anos no dia 31 de outubro próximo. Hoje tive de sepultá-lo.

Ball, como chamávamos, se foi deixando filhos e vários amigos.

Quanto aos filhos Juninho, Juliana e Briam que Deus conforte os corações e saibam que ele sempre viverá em vocês, a pequena Brenda que a esperança de dias melhores seja plantada em seu coração, e as lembranças do grande pai e amigo que ele era.

Nenhum choro e tão pouco a raiva que sentimos pelos seus algozes poderá substituir a alegria de ter tido um irmão como você na mesma fileira nessa luta por justiça e igualdade social.



segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Servidor não servido em São Pedro da Aldeia.

Servidores públicos em estado de Greve em São Pedro da Aldeia


Aconteceu nesta 5ª feira (13/10/2011), em frente a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, um Ato/Assembléia dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE). Nesta assembéia, os ACEs e ACSs reividicaram, entre outras coisas:

* - Insalubridade;
* - Exames Periódicos;
* - Repasse integral da verba referente a Portaria 1599/2011 (Que eleva o incentivo dos ACSs para R$ 750,00 retroativo a maio de 2011).


Para quem não se lembra, a cerca de 1 ano, essas 2 categorias fizeram também uma Paralisação por 24 horas na intenção de, ao menos, serem ouvidos. Como a imprensa estava cobrindo este ato, o Prefeito Carlindo Filho tratou de receber a Comissão e "tentar" (nas palavras dele) sanar todos os problemas. Na época o Prefeito afirmou necessitar de estudos sobre o impacto do pagamento da Insalubridade nas contas da Prefeitura.

Resultado. Esse estudo (enrolação) demorou mais de 1 ano "tramitando" de setor em setor. Indo e voltando para as mãos do Prefeito e mesmo assim nada foi resolvido.

Agora, mais de 1 ano após a 1ª paralização, os ACEs e ACSs, juntamente com o SINDSPREV - Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social (Sindicato que os representa) decidiram parar novamente.


Há de se ressaltar que o Prefeito havia marcado uma reunião com a Comissão representante para o dia. Só que misteriosamente ele sumiu. Arrumou uns "compromissos" mais importantes do que sanar as divergencias com seus próprios funcionários que apenas reivindicavam seus direitos...

Depois de quase 2 horas de espera, a Comissão foi chamada ao Gabinete do Prefeito (prá variar, ele não estava).

Na ausência (misteriosa) do Prefeito Carlindo Filho, quem o representou na reinião foi o Procurador do Município Rafael Rodrigues de Andrade. Também estavam, o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Luis Carlos; o Comandante da Guarda Municipal (Até agora ninguém entendeu o que ele estava fazendo lá...!); o Diretor Estadual do SINDSPREV, Manoel Crispim; os Diretores da Regional Lagos do SINDSPREV, Roberto Cezar F. Dias (ACE) e Rosimeri lucas Chrispim (ACS); 2 representantes dos ACEs e 2 representantes dos ACSs.

O Procurador, a todo momento, se dizia surpreso em como o Prefeito Carlindo Filho pudera não ter ainda resolvido tais problemas.

Na reunião foi-se decidido que:

* - Os exames periódicos deverão ser marcados na própria Rede Municipal de Saúde, sem ônus aos Funcionários Públicos em questão;
* - O Procurador pediu até o dia 24/10/2011 para sanar tais problemas e marcou para o mesmo dia uma nova reunião com a Comissão Representante dos ACEs e ACSs;
* - Decretou-se Estado de Greve das 2 categorias e suspenção, até o Exame Periódico, do uso do Larvicida Novaluron pelos ACEs.

---------------------------------------------------------------------------------


O ponto alto do Protesto foi quando os funcionários tomaram a Recepção da Prefeitura. Mais que depressa, um "Corredor Polonês" foi montado por Guardas Municipais no acesso ao Gabinete do Prefeito.

Nesse momento triste e revoltante, lembrei-me de uma citação: "O Poder acaba sempre por colocar o Povo para combater o Povo."

fonte: www.spadeloucos.blogspot.com

domingo, 16 de outubro de 2011

O racismo é do Estado?

Thalma de Freitas acusa policiais de abuso de autoridade

Após ser abordada por policiais militares, a atriz Thalma de Freitas foi levada para a 14ªDP no Leblon, Zona Sul do Rio, na noite de sexta-feira, 14, no Rio.

A atriz contou que foi revistada por policiais quando deixou a casa de uma amiga no Vidigal, favela da Zona Sul do Rio, e mesmo não encontrando nada com ela, os policiais a levaram para a delegacia no carro da polícia.

"Fui parada numa dura saindo da casa da minha amiga Dani no Vidigal. Revistaram minha bolsa, não acharam nada e me trouxeram pra delegacia. Fiquei muito calma, na paz da minha inocência e a delegada da 14•dp não me obrigou, mas fiz questão de ser revistada pela policial feminina."

O que não consigo entender é o que motivou a polícia a levar a atriz para a delegacia, uma vez que, junto da atriz Negra, outra mulher fora abordada também, só que a mulher era loira, será que a cor da pele foi a motivação? não podemos mais deixar que situações como esta aconteça sem que o Estado seja punido também, não somente os policiais que são também vitimas de um sistema perverso, racista e cruel.

O caso de Thalma, não é o único em nosso Estado, os movimentos sociais devem se posicionar para que ações como essa não voltem a acontecer. Esse é o momento de uma união entre os grupos, na tentativa de um enfrentamento real contra o racismo. O Negro não pode ter o poder só por ter, e sim para ser diferente, mostrar que não queremos dar continuidade ao racismo, de ordem invertida e sim, eliminar as diferenças e mostrarmos nossa grandeza.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Aviso prévio de até 90 dias?

Presidenta sancionou nesta terça-feira lei que aumenta aviso prévio de 30 para 90 dias, lei passa a valer depois do feriado.

Fonte: iG São Paulo

A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta terça-feira o projeto de lei que prevê o aumento do aviso prévio de 30 dias para 90 dias. O trabalhador que ficar até um ano no trabalho terá direito a 30 dias de aviso prévio. Para os que permanecerem por mais tempo, será computado ao aviso mais três dias por ano trabalhado. O projeto limita o tempo máximo do aviso prévio em 90 dias.

A lei passa a valer a partir da publicação no "Diário Oficial", que acontecerá na quinta-feira, 13 de outubro.

O projeto tramitava no Congresso Nacional desde 1989. As indústria já haviam se manifestado contrárias ao projeto que, segundo a Firjan, custará R$ 1,9 bilhão a mais por ano e dificultará a criação de vagas formais.

Mais uma conquista do trabalhador brasileiro que ao longo de sua história foi e é massagrado pela ganância da elite. Me recordo que alguns anos atrás, o país estava discutindo a possiblidade da flexibilização da CLT e, hoje o trabalhador ganha de presente no dia das crianças, essa Lei que visa diminuir os impactos sociais em uma demissão. Parabéns presidenta Dilma e ao país pelo avanço.

domingo, 9 de outubro de 2011

Organizações cobram Ficha Limpa.

Priscilla Mazenotti – agencia Brasil

No dia em que se completa um ano da Lei da Ficha Limpa, parlamentares da Frente Contra a Corrupção e organizações em favor do voto limpo se reuniram na Casa para cobrar do Supremo Tribunal Federal (STF) uma decisão final sobre a constitucionalidade da matéria.

A Lei da Ficha Limpa proíbe a candidatura de políticos com condenações na Justiça. No início do ano, o STF decidiu que a lei não poderia valer para as eleições gerais de 2010, o que permitiu que diversos candidatos que haviam sido eleitos, mas foram barrados pela nova lei, pudessem assumir seus mandatos. Agora, o STF deverá decidir se a lei é constitucional e se valerá para as eleições municipais do ano que vem.

“Temos visto um belo movimento na sociedade, mas a lei ainda corre risco. Nossa reivindicação aqui é para que a constitucionalidade dela seja declarada o mais rápido possível”, disse o presidente da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, Francisco Praciano (PT-AM).

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) considerou “um absurdo” pedir ficha limpa para candidatos. “Se ele se dispõe a representar a sociedade, tem de ter alguns requisitos. E os partidos deveriam ter esse zelo e não têm. Os corruptos se sentem à vontade em quase todos os partidos”, disse.

O líder do PSDB, Duarte Nogueira (SP), disse esperar que o STF decida favoravelmente à questão. “Espero que a Lei da Ficha Limpa possa ser uma baliza para a sociedade civil e objeto de respeito para os partidos.”

Enquanto o Supremo não decide a constitucionalidade da matéria, a Frente Parlamentar se movimenta para cobrar dos deputados a aprovação de matérias contra a corrupção. São 160 projetos que tramitam na casa tratando de temas como o combate à lavagem de dinheiro, o fortalecimento da estrutura de órgãos de fiscalização e a criação de varas para investigar crimes de corrupção.

A frente pretende, ainda, propor a criação de uma espécie de Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Combate à Corrupção. A ideia é unir Executivo, Legislativo e Judiciário no enfrentamento a esse tipo de crime.

Tags: candidato, condenado, Corrupção, eleição, justiça, STF, Tribunal

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...