sábado, 30 de abril de 2011

Seu voto tem valor.

Por Andréa Morais

As eleições políticas estão a cada dia mais desmoralizadas. O cidadão está desacreditado, desinteressado e desconfiado da política.

No Brasil o voto é um dever, que se não for cumprido o cidadão é punido. Já o político, se não cumprir as promessas, o que acontece?

O número de votos brancos e nulos tem aumentado a cada eleição. Será que esse aumento é uma forma de protesto do eleitor?

Precisamos mudar essa situação, não podemos anular ou votar em branco, porque agindo assim estaremos apoiando na maioria das vezes àquele que não queremos que seja eleito. Pois os votos brancos e nulos são desconsiderados na contagem geral, sendo assim os que estão na frente, continuarão na mesma posição.

O seu voto tem muito valor, por isso você precisa fazer a escolha certa. Para isso avalie bem o caráter e as propostas de cada candidato. Lembre que a sua escolha valerá pelos próximos quatro anos e o seu futuro dependerá dessa escolha. Mesmo que você não queira participar, os seus representantes tomarão posse em janeiro. Participe do seu futuro, não desperdice o seu voto.

Outro ponto importante que merece ser abordado, é o crescimento da venda do voto. Uma frase exprime bem a situação: " O eleitor é um corrupto que quer um político honesto" (não recordo o autor). A corrupção começa na eleição, com os próprios eleitores que vendem seus votos, seja por dinheiro ou por troca de favores. O maior valor do voto é a escolha do candidato certo, que irá representar a população de uma maneira justa, solucionando os problemas reais do cidadão.

Vote em quem vai lembrar de você, assim você vai lembrar de quem votou! Vamos unir forças por um futuro melhor!

fonte: www.andreademorais.blogspot.com

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dos Girassóis

E nós que ainda tenros
Já tínhamos planos para o mundo
Brincávamos,chorávamos,
amávamos
Vivíamos um sonho profundo...

Seríamos belos girassóis
E com outros mais
Pintaríamos toda a Terra
Para cobri-la de paz.

Não, não tivemos tempo
Não crescemos
Nem vimos o vento...
Mas creditem: estamos perto
Há um céu aberto
Tão triste é esse lamento...

Oh, não, não nos esqueçam!
Nós nos tornamos para sempre
a direção...
Não parem!
Sigam em frente!
Ouçam a voz do coração!!!

Oh, sim!
Quando virem girassóis
Por favor, lembrem-se
de todos nós,
juntos,
num jardim...


(Bernardete Ribeiro - Para os pequenos girassóis de Realengo que se foram cedo, mas muito cedo! - 09/04/2011)

domingo, 17 de abril de 2011

Onde está nossa democracia?

A vida do cidadão nas mãos dos governantes é uma tônica para nós que vivemos em sociedade. Mas, nos últimos dias, tenho me perguntado até que ponto esses governantes estão capacitados para exercerem essa missão tão importante. A vida em sociedade requer alguns princípios básicos, tais como: “comunicação, organização, educação, saúde, regulamento, disciplina, interesse no comum, e a habilidade para administrar (governar)”.

Esses questionamentos postos, pus-me a pensar na grande dificuldade que deve ser para uma qualificação duvidosa como a de alguns senhores da nossa política: vemos o quanto a democracia nos é indispensável, o quanto a liberdade, a quebra dos grilhões faz parte de uma conduta que nos leve a uma sociedade igualitária, onde as diferenças financeiras, intelectuais, de credo religioso e as diferenças pessoais não sejam fatores que façam essa diferença.

Nessa linha de pensamento, vi o quanto ainda estamos distante de uma democracia real que respeite os espaços individuais de cada pessoa. O cenário político nos mostra essa dificuldade que estamos vivendo ainda hoje, o Brasil, é uma recente democracia, ou seja, ainda não sabemos lidar com ela, nossa formação de país, foi de forma trágica, onde nossos primeiros habitantes, os verdadeiros descobridores dessa terra, foram violentamente dizimados, simplesmente para serem roubados por Portugal, a parti daí, vem sendo atrocidade em cima de outra, a escravidão, e muitos outros horrores que sintetizam esse descaso e falta de habilidade na vida em sociedade.

Lendo uma entrevista de Vanderlei Luxemburgo( técnico do flamengo), ao jornal extra, ele diz o seguinte quando foi perguntado se coloca limite aos seus jogadores: “Limite? Acho que o Brasil perdeu o limite. Não acho que o jogador de futebol seja o vilão. Em todos os setores, em todas as épocas houve problemas deste tipo. Desde Heleno de Freitas, Garrincha, Leandro. Acho que a gente não sabe muito os limites que precisamos ter. Somos uma jovem democracia. Não conhecemos a democracia plena, principalmente nossos governantes, que sempre sofreram com a ditadura. Há uma falta de discernimento por parte de todos em relação a quando termina o direito de um e começa o direito do outro. Ninguém sabe direito o seu limite”.

Vivemos num sistema que é “presidencialista”, com um parlamento com poderes enormes e as vezes desmedidos. Esse nosso parlamento (vereadores, deputados, senadores), tem a missão de fazer as leis que regem ou regeriam a nação desde os municípios até as esferas da capital da. Prefeitos, governadores e presidente da república: eles tem o dever constitucional de zelar por educação, saúde, infra-estrutura, promover o bem estar e o lazer de todos bem como, empregos e salários justos para a população.

A fala de Luxemburgo, sintetiza realmente essa história, um país que ainda não sabe conviver com suas diferenças, ainda é um país sem uma identidade formada, por isso nós somos e temos a responsabilidade na transformação de nossa sociedade. Você é responsável pelo vereador que elege em seu município. Faça um debate com ele antes. Saiba o que realmente ele tem para oferecer a sociedade. Se hoje seus representantes não dão satisfação do que fazem, ou fazem o que não deveriam, a culpa é nossa. Mude essa História e ajude seu país a encontrar sua real democracia. Direitos iguais para todos: essa luta é sua, essa luta é nossa.

fotos: jornalista Ricardo Cox


terça-feira, 12 de abril de 2011

Entrevista com novo presidente do PT de Cabo Frio.

O Diretório do PT de Cabo Frio elegeu, na tarde de sábado, 09/04/2011, o engenheiro José Marcos, 54 anos, presidente do partido. Dos 28 membros do diretório que votaram, 19 escolheram José Marcos, 7 optaram pelo professor Eduardo Silva (Dudu) e 2 anularam o voto.

Momentos antes, Leandro Jr. retirou sua candidatura a presidente para apoiar o vencedor José Marcos. Na quarta-feira, 13/04, a executiva do PT se reúne para substituir os membros que optaram por continuar com cargos no governo municipal. Para nós é motivo de muita honra e orgulho poder fazer essa entrevista com o Senhor.

SRS: José Marco, qual é a emoção de ter sido eleito presidente do Partido dos Trabalhadores, num momento tão delicado para o Partido no Município, uma vez, que ainda busca uma nova liderança política?

JM : Sinto-me feliz. Feliz não por ser presidente, mas por ter conseguido a vitória após uma luta de seis anos contra aqueles que transformaram nosso partido em mercadoria de troca.

SRS: Como foi feita a articulação para sua eleição, uma vez que, haviam três candidaturas postas, a do senhor, a do Junior e a do professor Eduardo, e em cima da hora o candidato Junior, surpreendentemente abre mão de sua candidatura e o apóia. Houve algum acordo para isso e qual foi?

JM: Não houve acordo. A atitude de Júnior foi um ato de revolta dele e de seu grupo face ao tratamento recebido de companheiros que estão no governo. Migraram então espontaneamente para minha candidatura, vendo nesta, a oportunidade de mudanças que o Partido precisa.

SRS: Nós somos sabedores que a política cabofriense gira em torno de uma discursão sobre quem é o melhor político para Cabo Frio, Alair Correia ou Marquinho Mendes, hoje quem tem legitimidade estatutária para fazer as conversas em nome do Partido dos Trabalhadores é o senhor, e como o senhor vê essa questão?

JM: Na comparação entre Alair e Marquinho deve sempre ser levado em conta a disponibilidade de recursos que cada um teve à sua disposição e a quantidade de benefícios para a cidade que cada um fez com estes recursos. O melhor para Cabo Frio é o que faz e não o que diz que vai fazer. Mas como presidente devo levar em conta outros fatores diferentes de minha opinião pessoal. Pertenço a um grupo dentro do PT que prima pela democracia, portanto não vai ser a minha vontade e sim a do grupo. Devo constituir uma equipe que deve me acompanhar sempre nos momentos de diálogo com quem quer que seja candidato.

SRS: Há alguns meses passados, um jornal cabofriense e muitos blogs, fizeram matérias com o também engenheiro Luciano Silveira, colocando seu nome como pré-candidato a prefeito da cidade. Qual é a posição pessoal do novo presidente do PT de Cabo Frio?

JM: O PT ainda não tem candidato a prefeito. Qualquer filiado pode dizer-se candidato, mas qualquer pré-candidatura deve apresentar documento próprio ao Diretório, o que não ocorreu até o momento. Em data a ser marcada, o PT escolherá através do voto de seus filiados se teremos candidatura própria ou coligação na majoritária, caso o PT venha com candidatura própria, existem outros companheiros que também já manifestaram desejo de serem pré-candidatos.

SRS: O Partido dos Trabalhadores é um partido plural, que tem em seu bojo todas as correntes de pensamentos e de lutas sociais. O senhor tem alguma corrente interna de nível estadual ou nacional¿ qual é?

JM: Estamos acompanhando a corrente que apóia Luiz Sérgio.

SRS: Esse espaço, é para debate, divulgação de idéias, ele está aberto para o Senhor no for preciso. Quais são suas palavras para os filiados do PT em toda Região dos Lagos, para os eleitores de Cabo Frio e principalmente para os políticos e partidos da Cidade?

JM: O momento é de suma importância, devemos trabalhar sempre com o pensamento voltado para 2012 e conseqüentemente 2014. O PT não pode repetir erros do passado, que optando por uma candidatura de oposição ao governo LULA, deflagou uma luta interna de tristes conseqüências. Sou daqueles que lutaram ao lado de João Gomes para manter o PT fiel à orientação nacional de fazer coligação somente com partidos da base aliada. A vitória atual é o resultado desta luta interna que mostra que estávamos certos. Os PeTistas de Cabo Frio não podem mais ficar a mercê de grupos que utilizando a legenda, fazem do Partido o quintal de suas casas. Temos que ter orgulho de ter uma estrela vermelha no peito e dizer SOU PETISTA.

Parabéns ao novo presidente do Partido dos Trabalhadores de Cabo Frio, nos colocamos ao seu inteiro dispor para ajudá-lo nessa luta de sempre pela democracia e pelo socialismo. Reiteramos que esse espaço está aberto a todos que quiserem debater qualquer assunto. Seja um seguidor, deixe seus comentários, e juntos mudemos a nossa História. foto. jornalista Ricardo Cox



quinta-feira, 7 de abril de 2011

STF decide que piso salarial para professores é constitucional

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira que é constitucional a fixação do piso salarial para professores da rede pública de ensino. A maioria dos ministros entendeu que o piso deve ser composto apenas pelo vencimento básico, sem levar em consideração os benefícios adicionais, como vale-refeição e gratificações.

Os ministros, no entanto, ainda não formaram consenso sobre o regime de trabalho dos professores fixado na lei 11.738 de 2008, que criou o piso. A questão será discutida na próxima semana. O Supremo vai avaliar se é constitucional o artigo da lei que determina a dedicação de um terço da jornada de trabalho de 40 horas por semana seja para atividades extraclasse, como estudo e planejamento das aulas.

O adiamento foi provocado porque não se criou a maioria necessária de seis votos para este ponto. Os ministros decidiram esperar o presidente da Corte, Cezar Peluso, que está em viagem oficial. Alguns ministros argumentaram que seria ilegal a determinação para que 33% da carga horária dos professores fosse dedicado ao estudo e ao planejamento das aulas porque isso seria uma atribuição de Estados e municípios.

A legalidade da lei que criou o piso foi decida durante julgamento de uma ação direta de inconstitucionalidade proposta pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Ceará.

Os governos alegavam falta de previsão orçamentária correspondente ao aumento salarial e à contratação de professores para suprir a mudança da jornada de trabalho prevista pela lei do piso. Os Estados ainda pediam a possibilidade de contabilizar no valor do piso as vantagens recebidas pelos professores.

Atualmente, o piso dos professores é de R$ 1.187,97 mensais para 40 horas por semana. Esse valor, segundo o Ministério da Educação, é 16% maior que o anterior, em vigor desde janeiro de 2009. Na época em que a lei foi editada, o piso salarial foi fixado em R$ 950.

Relator do caso, o ministro Joaquim Barbosa defendeu que não houve invasão de competência da União ao fixar o piso. O ministro criticou o alegado problema de caixa. "Duvido que não haja um grande número de categorias de servidores, que não esta, que tenha rendimentos de pelo menos 10, 12, até 15 vezes mais que esse piso. Para essas categorias, jamais essas questões orçamentárias são levadas em conta", disse.

Também votaram a favor da manutenção do salário mínimo os ministros Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Ellen Gracie, Celso de Mello e Ayres Britto e Gilmar Mendes.

Apenas o ministro Marco Aurélio Mello votou contra a manutenção do piso. "É inimaginável a União legislar sobre serviço em área geográfica de Estados e municípios".

A vice procuradora-geral da República, Debora Duprat, também abordou os problemas financeiros dos Estados no julgamento e lembrou que há previsão para que a União complemente os gastos com o piso. "Ninguém pode ignorar que nesse país tivemos situação de professores recebendo menos de R$ 100 por mês em alguns lugares. Os impactos decorrentes dessa necessidade de valorização [piso] do professor para se chegar de fato ao ensino de qualidade seria suportada pela União".

Ao defender a lei, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, disse que no ano passado 40 municípios pediram complementação para o pagamento do piso, enquanto em 2009, 20 cidades recorreram ao fundo.

Para o o presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores de Educação), Roberto Leão, o julgamento do Supremo representou um grande avanço para a categoria ao fixar que o piso não inclui os benefícios. "Do ponto de vista da concepção do piso não ser composto pela gratificação, já foi uma grande vitória", disse. Fonte: www.folhaonline.com.br

O interessante é que os mesmo governantes que entraram na justiça contra o piso, em suas campanhas eleitorais, prometeram aumento salarial para professores e planos de cargos e salários.

Essa é a forma a qual, grande parte dos governantes do país tratam a educação de nossos filhos, esquecem que o crescimento do país se dá através da Educação, Saúde e desenvolvimento. A poucos dias assisti a um certo senador do PSDB, criticando a política do PT, e me lembro que em conversa com alguns professores do seu estado (Minas Gerais), eles diziam que a proposta do governo Lula, de criar um piso salarial para professores era o ideal, pois em seu estado (Minas Gerais), os salários pagos ao educadores era pífio, e os envergonhavam da profissão..., será que o nobre senador se lembra de como os professores foram importantes na formação dele?

Lamentável quando assistimos debates dessa ordem, o que poderíamos estar e devemos estar discutindo é a implantação do sistema de turno único, discutir com a sociedade os currículos apresentados em nossas escolas, um piso salarial que de condições dignas de trabalho para essa categoria que ainda é formadora de opinião. Faça seu comentário, só unidos vamos diminuir e até acabar com a “farra” que alguns políticos fazem com o dinheiro público e também com seus discursos descomprometidos com a verdade.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Voto em lista, fidelidade partidária, será que sai?

Fidelidade partidária, fim das coligações, financiamento público e lista fechada são pontos fundamentais na Reforma Política

Para o vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador José Pimentel (PT-CE), a principal finalidade da Reforma Política deve ser a consolidação do estado democrático com o fortalecimento das instituições.

Em entrevista nesta sexta-feira (01º/04), o parlamentar cearense relacionou os pontos fundamentais da reforma. A Comissão Especial de Reforma Política do Senado federal vem acelerando os seus trabalhos e espera apresentar um anteprojeto nas próximas semanas. Até o momento já foram definidas posições sobre o fim das coligações partidárias e o sistema eleitoral. A proposta final iniciará sua tramitação pela CCJ.

A maioria dos membros da Comissão da Reforma Política defendeu o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais onde são eleitos deputados federais, estaduais e distritais e vereadores. Segundo alguns parlamentares, as coligações são utilizadas apenas para aumentar o tempo dos partidos na propaganda eleitoral gratuita.

Para Pimentel o fim das coligações partidárias fortalece os partidos políticos e deve dificultar o surgimento de legendas de aluguel.

Lista fechada

A Comissão Especial também já aprovou o sistema eleitoral proporcional com lista fechada. Nesse sistema o eleitor vota em um partido que será o responsável por definir uma lista pré-ordenada de candidatos. Assim, o eleitor que votar no partido, manifesta seu apoio a essa lista sem, no entanto demonstrar qual é o candidato de sua preferência.

O senador José Pimentel (PT-CE) discorda desse modelo e entende que a melhor opção seria adotar um sistema onde o eleitor terá direito a dois votos: um na legenda partidária, que definirá a quantidade de vagas a que esse partido terá direito e outro no candidato da lista partidária, definindo, assim, a ordem dos eleitos. Ou seja, o eleitor é quem define a posição dos mais votados.

Financiamento público

Outro tema importante que deve ser debatido é o financiamento público de campanha. Segundo Pimentel, o Brasil é um dos poucos países que utilizam o sistema privado de financiamento, que representa a principal fonte para alimentar os esquemas de corrupção no processo eleitoral. "O financiamento público seria a melhor forma de garantir condições iguais a todos os partidos", afirmou o senador.

Fidelidade partidária

A fidelidade partidária também deve fazer parte desse debate. Para o senador Pimentel, a Reforma deve apresentar medidas concretas que impossibilitem a troca de legenda do eleito a qualquer tempo ou que sejam feitos acordos que contrariem os programas dos partidos políticos.

Na próxima semana, a Comissão pode definir sua posição sobre outros temas: além da fidelidade partidária e do financiamento de campanhas, o colegiado debaterá sobre filiação partidária e domicílio eleitoral, candidaturas avulsas e cláusula de desempenho.

Pimentel reforça que esses pontos são defendidos por mais de 600 entidades brasileiras, entre elas a OAB, a ABI e a CNBB além de várias centrais sindicais e partidos políticos. O senador aguarda que as decisões da Comissão Especial do Senado ganhem a forma de anteprojeto para que a discussão do tema seja aprofundada na CCJ e no Plenário.

Fonte: Assessoria de Comunicação do senador José Pimentel

WWW.englucianosilveira.blogspot.com

segunda-feira, 4 de abril de 2011

MP investiga Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia.

O Banheiroduto Explodiu.

O Ministério Público, acompanhado da Polícia, cercou hoje a Câmara de Vereadores de São Pedro da Aldeia para indiciar e apreender Computadores de 5 suspeitos de terem fraudado a licitação para construção dos banheiros nos gabinetes dos vereadores, escândalo que ficou conhecido como “Banheiroduto”.

Segundo informações, o Ministério Público, a polícia civil e federal, indiciou e afastou das funções na Câmara de Vereadores 3 funcionários incluindo o Procurador, o MP também indiciou os proprietários da empresa vencedora da licitação acusada pelo MP de fraude.

No inicio do mês passado o Brasil todo ficou mais uma vez perplexo com a prisão em flagrante de dois vereadores em Abelardo Luz, após receberem R$ 27 mil em propina de uma empresária do ramo de combustíveis. Os parlamentares foram surpreendidos por um esquema montado pela polícia civil e o Ministério Público. O valor teria sido oferecido em troca da não aprovação de uma lei que muda o zoneamento da cidade e restringe a construção de novos postos de combustíveis. A mulher, que já tinha um posto e queria abrir outro, foi procurada pelos vereadores que pediram dinheiro para o projeto não ir adiante. Parabéns a equipe do Delegado Gustavo Oliveira Altemar.

Isso para mostrar que os detentores dos mandatos eletivos, não são donos deles, e sim, seus partidos e o povo, pois é com o voto deles que elegemos vereador, prefeito, deputado, governador, senador e presidente da república. Se você sabe de algum caso de corrupção em seu município, denuncie.

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...