domingo, 21 de novembro de 2010

Dia da Consciência Negra é deturpado por eventos meramente culturalísticos e festivos!

O Dia da Consciência Negra em Macaé transcorre apenas como data histórica, cultural e festiva. Porém, a eterna Princesinha do Atlântico a atual capital brasileira do petróleo tem uma centenária entidade abolicionista, a Sociedade Musical Beneficente Lira dos Conspiradores. Assim como, nas cercanias rurais locais existiram lutas contra a opressão negro-escravista encetadas por quilombolas liderados pelo herói Carukango. Daí, a Lira dos Conspiradores e Carukango serem referenciais que têm a ver com o significado do Dia da Consciência Negra, uma vez ser a data de 20 de Novembro alusiva a do assassinato em 1695 do maior herói negro brasileiro, Zumbi o comandante da República Livre e Popular de Palmares (RLPP).

Em outras palavras, o Dia da Consciência Negra que é feriado em diversos estados da federação brasileira como o do Rio de Janeiro, tem como significado o exemplo de união dos oprimidos (maioria de negros mais brancos pobres e indígenas) em pleno período do Brasil colonizado e negro-escravista. Haja vista, liderada por seu comandante máximo (Zumbi) a RLPP resistiu por mais de um século, levando o então império da Coroa Portuguesa a gastar rios de dinheiro para destruí-la, inclusive com mercenários apelidados de bandeirantes. Até que em 20/11/1695, delatado pelo traidor quilombola negro do tipo chamado mulato ou pardo, Antônio Soares, Zumbi foi assassinado pelo dito bandeirante Domingos Jorge Velho.

Então, só pode considerado como provocativa deturpação de valores os eventos meramente culturalísticos e festivos que ocorrerem ao longo do país em alusão ao Dia da Consciência Negra. No caso local, isso é agravado por conta da atual capital brasileira do petróleo sofrer a dominação de 33 anos de uma burguesa oligarquia, obviamente branca e maldisfarçadamente racista. Não por outro motivo, em meados deste ano a administração burguesa e racista do oligárquico alcaide extinguiu o único órgão público municipal que disfarçava sua política racista, a Coordenadoria de Políticas para Promoção da Igualdade ‘Racial’(Corafro). O que vale dizer, o Executivo Macaense se assumiu racista em relação aos negros.

Como exceção, nós do Movimento Negro Socialista (MNS) fomos os únicos a criticar publicamente a extinção da Corafro, ainda que também esclarecêssemos que o órgão era um cabide de emprego para poucos e poucas, negros e negras, evidentemente do movimento negro macaense. Em meio a isso, reafirmamos há entidades do movimento social macaense, notadamente do movimento sindical filiado à CUT que tem praticado um equivocado sindicalismo cutista, useiro e vezeiro em descaracterizar o significado do Dia da Consciência Negra quando promove o mencionado culturalismo festivo alusivo à histórica data. Com raras exceções, ali neste sindicato erigem pelegos de novo tipo, dentre os quais, os negros e as negras.

Isso ficou patenteado quando em 2007 uma mulher negra com tal novo perfil de peleguismo abandonou sua função de diretora no aludido sindicato cutista, para assumir um cargo na administração municipal. Em 2009 essa mulher negra pelega, não se fez de rogada, apesar de demitida do cargo que ocupava, contentou-se em ser novamente nomeada, só que desta vez para um cargo rebaixado. Para não alongar, o Dia da Consciência Negra deve imprescindivelmente ser uma data de reivindicações específicas, concretas e estratégicas em relação às necessidades, anseios e interesses da massa de negros e de negras do povo trabalhador no Brasil. Por isto, inspirado nos ideais da RLPP apresento este conjunto de reivindicações:

Saúde – tudo relacionado a isto deve ser público, gratuito e ter excelência na qualidade inclusa a ocorrência de calamidade social de anemia falciforme. Educação – bibliotecas, creches, escolas e universidades igualmente públicas, gratuitas e de excelência na qualidade para todos e todas. Leis 10639/2003 e 11645/2008 respectivamente História, culturas e lutas dos negros e dos indígenas nos países do continente africano e das Américas como o Brasil ser aplicadas no ensino fundamental e médio cujos cursos de capacitação dos professores sejam ministrados por graduados de todas as correntes do pensamento didático-pedagógico. Consequentemente rejeitando as paliativas políticas de ações afirmativas inclusas as de cotas.

Reforma Agrária – imediato assentamento com apoio técnico atinente de 350 mil famílias de sem-terras acrescido de titulações as remanescentes em quilombos. Por fim, em relação ao combate ao racismo a Lei 7716/1989 (Lei Caó) urge ser aplicada através da obrigatoriedade das delegacias das Polícias Civil e Federal se infra-estruturarem de um setor especializado no qual os plantões diários de registros de ocorrências contem no mínimo com advogado, antropólogo e sociólogo.

*jornalista – é militante do MNS onde integra sua coordenação nacional.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Aniversário de morte de Zumbi dos Palmares - Consciência Negra.

Hoje é um dia importante para a reflexão do povo brasileiro, dia Nacional da Consciência Negra. Dia em que os movimentos Negros do país elegeu como data comemorativa de sua “libertação”, pois, a data do aniversário de morte do grande líder e herói negro Zumbi dos Palmares. Zumbi é hoje, para determinados segmentos da população brasileira, um símbolo de resistência. Em 1995, a data de sua morte foi adotada como o dia da Consciência Negra. É também um dos nomes mais importantes da Capoeira.

Atualmente, o dia 20 de novembro, feriado em mais de 200 cidades brasileiras, é celebrado como Dia da Consciência Negra. O dia tem um significado especial para os negros brasileiros que reverenciam Zumbi como o herói que lutou pela liberdade e como um símbolo de liberdade.

Nessa luta pelo reconhecimento das pessoas e também da instituição governo do Brasil por igualdade para o povo Negro que não é minoria e sim, maioria em nossa nação, estamos desde 13 de maio de 1888

Ainda sofremos com a mutilação que o estatuto da promoção da igualdade racial sofreu no congresso nacional, mais tenho certeza de que continuaremos com nossa luta, pois o Brasil é nosso e dele tomaremos conta, queira a elite ou não.

“Esse é o momento de nós Negros refletirmos as agruras da nossa existência, as discriminações e perseguições sofridas durante séculos. É o dia em que soltamos nosso grito de alegria pelas conquistas arrancadas do poder constituído. Pouco temos para comemorar, mas o que termos deve ser cantado em verso e prosa, portanto nada de mágoa ou revolta. Hoje é Dia de Festa, Parabéns Negros do Brasil, Afro Descendentes Orgulho da Mãe África.” (Fernando Campos – filiado ao PT Cabo Frio).

Parabéns a todos que se sintam afro-descendentes e negros nessa nação com sangue negro, indígena e europeu.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Monteiro Lobato e o Racismo!

Parecer do Conselho Nacional de Educação causa discussão também no meio artístico
Uma polêmica envolve a obra do consagrado escritor de literatura infantil Monteiro Lobato. Um dos seus livros, Caçadas de Pedrinho, está sendo acusado de conter declarações racistas contra a personagem tia Anastácia.

A seguinte descrição tem sido um dos exemplos de suposto reconceito contra a etnia negra: “Tia Nastácia, esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou [numa árvore], que nem uma macaca de carvão”.

Com isso, o CNE (Conselho Nacional de Educação) chegou a emitir um parecer em que sugeria a retirada da obra da lista dos livros fornecidos pela Secretarias de Educação para crianças do ensino fundamental.

Alguns artistas negros, que são referência na luta contra a discriminação racial, têm considerado essa atitude exagerada e não concordam com o veto à obra, como é o caso do ator Milton Gonçalves.

- Eu acho bobagem, isso é uma brincadeira com a tia Nastácia. Esse livro foi escrito há 50, 60 anos. Já tivemos maneiras e formas de preconceitos muito mais violentas, grosseiras e discriminatórias do que esta. Deixa o Monteiro Lobato, que brigou pelo petróleo, que escreveu coisas bonitas... esse foi um escorregão dele ou não.

A atriz Aparecida Petrowky, que viveu a personagem Sandrinha na novela Viver a Vida (Globo), concorda com o veterano ator.

- Na época existia preconceito. O livro foi escrito em um momento. Tem a ver com a situação daquela época. Hoje a realidade é diferente. Acho bobagem querer retirar os livros.

O sociólogo mineiro Daniel Martins, mestre em ciências sociais pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), defende que os livros sejam impressos com um adendo explicativo, para esclarecer às crianças o contexto em que a obra foi escrita, conforme indicado no parecer no CNE.

- É importante explicar para os estudantes que aquele tipo de expressão era utilizado na época em que o livro foi escrito, que o autor não tinha a intenção de chamar a raça negra de macaca. Se não for acompanhado de uma explicação, a criança pode achar que pode chamar o colega negro de macaco, já que está no livro do Monteiro Lobato.

Ele destaca a importância do amplo debate sobre o assunto.

- Não há censura nenhuma, apenas o cuidado de explicar o livro para quem ainda está em formação e não tem o conhecimento necessário para interpretar a obra sozinha. Jacyra Sampaio (à dir.) interpretou Tia Nastácia entre 1977 e 1985, em uma das versões do Sítio do Pica-pau Amarelo para a Globo; ao lado dela está a atriz Zilka Salaberry, que vivia Dona Benta - Foto: Divulgação
Entenda o caso

A denúncia de racismo contra o livro Caçadas de Pedrinho foi recebida no CNE, encaminhada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

O CNE, por sua vez, emitiu o parecer 15/2010, que sugeria a exclusão do livro do Programa Nacional Biblioteca na Escola, que distribui livros para as escolas públicas de todo o Brasil, ou a sua utilização com uma espécie de adendo explicativo sobre a questão racial.

Para ter validade, o parecer precisa ser homologado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). Em função da polêmica criada em torno do veto à obra de Lobato, o ministro Fernando Haddad devolveu a decisão ao CNE para que seja reconsiderada.

A Câmara de Educação Básica voltou a discutir o assunto na semana passada. Em nota, os conselheiros afirmaram que o colegiado “repudia qualquer forma de censura, discriminação, veto e segregação”.

O tema voltará a ser debatido durante a reunião ordinária de dezembro, marcada para os dias 8 e 9, quando os membros da câmara vão “verificar se existem pontos que possam ter sido eventualmente mal-interpretados quando de sua primeira publicação”, diz a nota. Fonte: www.r7.com

Onde e quando teremos a coragem de enfrentar essa praga de frente, sem medo. Você acha que o conteúdo é racista? Concorda que ele deixe de fazer parte do curriculo escolar? Deixe seu comentário e seja um seguidor. Dê sua opinião e faça a diferença.

sábado, 13 de novembro de 2010

PT e nanicos crescem em todo país.

Bancadas de PT e nanicos crescem nas Assembléias.

O PRTB de Levy Fidelix, o PSDC de José Maria Eymael e uma série de pequenos partidos ganharam espaço nos Estados, com o encolhimento de siglas tradicionais, e terão bancadas expressivas nas Assembleias Legislativas a partir do início de 2011.

Tucanos, demistas e peemedebistas elegeram menos deputados e abriram caminho para o PT se tornar a maior bancada somada nos Legislativos estaduais.

Um grupo de 11 partidos nanicos ficou com 141 vagas nos Estados nas eleições de outubro, o equivalente aos plenários das Assembleias de Rio e Minas somados.

A conta inclui partidos que hoje nem sequer possuem representação na Câmara, como o PRP. O PT do B, que nem site oficial tem, ganhou 20 cadeiras e deixou para trás o tradicional PC do B.
O PTC, herdeiro do partido que elegeu Fernando Collor presidente em 1989, passou de quatro para oito deputados estaduais pelo país.

Os Estados e o DF possuem juntos 1.059 vagas para deputados estaduais ou distritais. Das 27 legendas constituídas no país, apenas três --todas de “extrema esquerda”-- não elegeram nenhum representante.

Desde 2006, essas agremiações se livraram da ameaça da cláusula de barreira, derrubada na Justiça.
O mecanismo, que tirava recursos da legenda que não atingisse um mínimo de votos, forçou a incorporação por partidos maiores de siglas como o PAN (Partido dos Aposentados da Nação) e o Prona, de Enéas Carneiro, morto em 2007, em eleições passadas.

Os partidos menores também se beneficiaram de coligações feitas com maiores, que ajudaram a atingir o quociente eleitoral necessário para eleger candidatos.

MAIORES
Se em Estados como São Paulo e Rio Grande do Sul partidos como PSDB e PT ainda emplacam grandes bancadas, em regiões menores o conjunto de pequenos mostra mais força.
Um terço dos eleitos nas Assembleias de Roraima e Rondônia é filiado a legendas de menor expressão nacional, como o PTN. Em Roraima e no Amapá, o PT não terá nenhum deputado estadual, assim como os tucanos no Espírito Santo.

A exemplo do que ocorreu na Câmara dos Deputados, o PT também será o partido com a maior bancada nas Assembleias, com 149 deputados. Atualmente, é o terceiro, atrás do PMDB e dos tucanos.

No país, o PMDB perdeu mais de 20 vagas e terá 147. A maior queda foi a do DEM, que teve sua bancada nas Assembleias reduzida em 37%. Ficou com 76 deputados.
O resultado deve dificultar a formação de maioria para alguns governadores. No Rio Grande do Sul, o PT e aliados de primeira hora do eleito Tarso Genro conseguiram 18 das 55 cadeiras. O partido corre atrás de outras siglas.

No Tocantins, onde só dois candidatos tentaram o governo, o bloco do eleito, Siqueira Campos (PSDB), elegeu 10 dos 24 deputados estaduais.

fonte: folha de São Paulo.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

UPA de São Pedro terá Estação de Tratamento de Esgoto como vizinha


Depois de anunciada, no aniversário da cidade (16/05/10), como a maior realização no Governo Carlindo (
com dinheiro do Estado), a UPA de São Pedro da Aldeia teve, finalmente, suas obras iniciadas, segundo release da assessoria de Comunicação da PMSPA, de 28/10.

Ainda segundo a PMSPA, a UPA de São Pedro da Aldeia terá uma área construída de 1.372m2, com cinco consultórios, espaço odontológico, observação pediátrica, eletrocardiograma, raios-X, laboratório, farmácia, sala de gesso, sutura, posto de enfermagem, atendimento de emergência, duas salas de isolamento, área para recreação infantil, parte administrativa, dentre outras.

Prometida inicialmente para agosto de 2010, a
UPA será instalada à margem da RJ-106, no bairro Balneário São Pedro, próxima ao Centro e de fácil acesso para a população de todo município, diz o release.

Por incrível que pareça, "parece" que ninguém perguntou como pode uma UPA (unidade de Saúde) ser instalada a cerca de 50 metros de uma Estação de Tratamento de Esgoto. É isso mesmo! Vizinha à UPA que está sendo construída, a Prolagos tem uma Estação de Tratamento de Esgoto que se utiliza de bactérias para limpar o esgoto, em grandes tanques abertos. E todos os funcionários que ali trabalham ganham adicional por insalubridade. Não parece estranho?

Existe ali movimentação num dos tanques de bactérias. Não sou especialista no assunto. Por isso, levanto a questão para que eles (os especialistas: CILSJ, INEA, Governo RJ, PMSPA, etc) se pronunciem. A população precisa saber que o fato de ter uma Estação de Tratamento de Esgoto ao lado da UPA não trará nenhum problema de infecção nos procedimentos ali deverão ser realizados. Ou será que traz?


Ricardo Cox jornallista2@gmail.com

domingo, 7 de novembro de 2010

enfim a oposição...oposição?

Como não conseguiram sucesso na eleição presidencial, o PSDB e seus aliados tentarão utilizar de mecanismo nada convencional para arrancar do governo Dilma Rousseff (PT), uma graninha “extra”. Governadores levam a Dilma um ‘espeto’ de R$ 20 bilhões.

Governadores eleitos pelo PSDB se articulam para apresentar à presidente eleita Dilma Rousseff uma conta salgada.

Refere-se a repasses que a União deveria ter feito aos Estados, mas que Lula se absteve de fazer. O espeto é estimado em cerca de R$ 20 bilhões. No epicentro da encrenca, está a Lei Kandir. Sancionada sob FHC, livrou os exportadores do pagamento do ICMS, tributo estadual.

Privados da coleta, os Estados deveriam receber uma “compensação”. A União cobriria as perdas. Sob Lula, porém, o governo vem se esquivando de incluir no Orçamento anual provisões para cobrir essa despesa.

Daí o buraco que deixa desassossegados os governadores tucanos, à frente Geraldo Alckmin (SP), Antonio Anastasia (MG) e Beto Richa (PR). O tucanato espera atrair para a causa também os governadores que integram legendas associadas à caravela partidária pró-Dilma. Fonte: folha de São Paulo

Na realidade o que eles pretendem é iniciarem seus governos mostrando uma marca de oposição, mesmo não sabendo que linha de atuação a presidente terá em seu governo. Isso mostra o quanto estão preocupados somente com a posição em que se encontra seu partido e não a caminho em que o Brasil irá tomar.

Reforma política já, é o que a sociedade pede o mais rápido possível, pois, só assim conseguiremos identificar quem está preocupado com o país e quem está com suas agremiações partidárias e seu grupo político somente.

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...