sexta-feira, 30 de abril de 2010

O que é ser Negro?

Ser negro é ter a pele pintada de dor e beleza. É ter consciência de que consciência, ainda não existe. Ser negro é ser dono da alegria, e generosamente dividi-la entre os filhos do preconceito. Ser negro é ser brasileiro duas vezes. É gritar não aos nãos da vida. Ser negro é ter a liberdade disfarçada de alma. Ser negro é SER.

Na escola os livros traziam e alguns mesmo após a lei 10.639/03 entrar em vigor, ainda mostra o negro como escravo apanhando. Uma criança vai querer ser descendente de escravos?
O Brasil é um país miscigenado. O problema no Brasil é que, politicamente, ser negro é ser inferior.
A questão da negritude não está só na cor da pele, está muito mais enraizada nos nossos genes. Muitas pessoas não têm consciência disso. Elas acham que é só a cor da pele que define o ser negro. Somos miscegenados. Não tem como negar, nossas raízes, nossa genética...
A questão da negritude é a de assumir-se negro, identificar-se negro, sentir-se negro e ter orgulho de ser negro.

É reconhecer-se, independentemente da cor da pele. Por que qualquer pessoa pode se assumir negro/a, embora tenha a cor da pele com menos melanina.
Por causa das nossas (bem-vindas) misturas, fica difícil saber quem é negro. É uma discussão sem fim. Vamos ver o pensam nossos convidados...
Você ainda acredita que a cor da pele interfere na sua raça? Ou é a favor de que somos uma só raça: a humana?

segunda-feira, 26 de abril de 2010

diga sim a paixão e não ao racismo.

Existe momento na vida que não nos vemos no próximo. A muito vem se falando em democracia racial, que o Brasil é um país onde os diferentes conseguem conviver com os diferente e suas diferenças, porém, não estamos vendo essa tolerância ou democracia se materializar no cotidiano de nossos “irmãos”.

Para mostrar como não temos democracia racial, essa semana li no jornal “meia hora” do Rio de Janeiro uma matéria que uma jovem foi vendida na cidade de Aragarças em Goiás, por R$ 700, 00, e era mantida em cárcere privado pelo seu “donos”. Sem esquecer de mencionar que ela era violentada sexualmente pelos seus "donos".
No dia 15 de abril de 2010, numa partida de futebol em São Paulo entre palmeiras e atlético paranaense no parque Antarctica, o jogador Danilo do palmeiras agrediu com palavras racistas o jogador Manoel do atlético paranaense. Ato que deve sim ser condenado e punido não só no meio do futebol, a justiça tem de ser feita em todo país. O técnico de Danilo Antonio Carlos em 2006 também se envolveu em um caso parecido, onde ele aponta para sua pele tentando mostrar ao seu adversário que ele era branco e por isso um ser superior ou melhor que o ofendido que é negro.

Não podemos mais admitir que características pessoais sejam parâmetros para que sejamos julgados por outros seres humanos. Não é sua cor de pele que vai determinar seu caráter, sua personalidade, somos todos iguais em tudo, somente temos coloração de pele diferente.

Em épocas passadas a África do Sul viveu-se um regime chamado Apartheid, que segregavam negros e brancos em tudo. Nosso aparteid é pior, pois ele acontece de forma velada onde, sem que possamos enxergá-lo nitidamente ele nasce e nos coloca fora do mercado de trabalho, fora do sistema educacional e nos coloca em um plano de marginalidade social e cultural. Devemos sim nos unir para que atos como esses e outros não aconteçam e continuem a manchar a História de nossa nação.

A punição é a única forma de eliminar atitudes semelhantes, a educação é a única forma de prevenir que essa página horrível da História de vida dos negros brasileiros seja realmente mudada. Sua participação é extremamente fundamental para que essa luta não pare e faça a diferença no Brasil.

domingo, 4 de abril de 2010

Democracia para quem?

Fazendo uma avaliação superficial sobre um tema tão polemico e instigante que é a democracia, pude observar como é inverdade a existência dela ou até mesmo sua vida em algum lugar nesse mundo. Me indaguei sobre a seguinte questão: O que é democracia e onde seu espaço é respeitado? Segundo os dicionários democracia é: “forma de governo no qual o poder emana do povo e em nome dele é constituído; soberania popular; igualdade”.

Fazia minha leitura cotidiana pelos jornais e isso me intrigou. Não entendo como um sistema que se diz livre, aprisiona e não deixa com que pessoas tenham seus pensamentos respeitados.
Nem sempre sua opinião vale o quanto você acha que deveria. Li na matéria do jornal o dia, o dilema do prefeito da cidade de Duque de Caxias filiado ao PSDB, que formalizou uma aliança nacional com o PV, DEM e PPS, obrigando então, que seus filiados sigam esse caminho, pelo que pude entender na matéria o prefeito que apoiar os candidatos que são de linha oposta ao de seu partido, que são para o senado o ex prefeito de Nova Iguaçu (Lindberg Farias do PT), e para o governo de estado Sérgio Cabral (PMDB), mas, ele será obrigado a apoiar outros candidatos da coligação que será formalizada pelo seu partido.

Da mesma forma, porém, em situação oposta, um grupo de militantes do partido dos trabalhadores do Rio de Janeiro, não queriam aliança com o atual governador, preferem candidatura própria do PT e apostaram nela até o último minuto do segundo tempo desse jogo. Esse grupo de militante foi vencido, não sei se pelo desejo da maioria dos filiados ou pelos acordos que permeiam essa relação da política partidária e o pessoal.

Isso me fez repensar essa questão de até onde realmente somos democráticos. Como fugir a essa amarra em que a “democracia” nos impõe. Esse sistema é realmente democrático? Por que não podemos votar em quem nossa consciência e avaliação indica?

Precisamos de um sistema que nos faça realmente ter nossas necessidades supridas enquanto cidadãos, e não como grupo político de alguém. Nosso povo necessita de escolas com o objetivo de forma pessoas conscientes, questionadoras e não digam sim a tudo que nos é imposto, que tenhamos a condição de decidirmos que sistema ou governantes queremos. Até onde os partidos políticos tem o poder sobre seus filiados e por que é taxado de infiel aquele que vota segundo sua consciência?

E você o que acha, somos um país democrático? Dê sua opinião e construa um país melhor fazendo a diferença em sua rua, cidade, estado e país; mostrando que podemos sim escolher pessoas que nos represente.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

A luta por uma vaga em 2010.

É, realmente o blog do engenheiro Luciano Silveira está “bombando”com outra enquete que faz acabar o folego dos pré-candidatos as eleições de 2010, na região do lagos no estado do Rio de Janeiro. Visitem o blog e deixem seu voto e comentários, www.englucianosilveira.blogspot.com, depois volte aqui para falar o que você achou.

Os candidatos da Região dos Lagos para Deputado Estadual são:

* Dalton Borges (PRB) - ex-prefeito de Saquarema;
* Delma Jardim (PP) - vice-prefeita de Cabo Frio;
* Hugo Canelas (PP) - ex-prefeito de Iguaba Grande;
* Jânio Mendes (PDT) - ex-vereador por 4 mandatos em Cabo Frio;
* Cláudio Chumbinho (PT) - ex-presidente da Câmara de Vereadores de São Pedro da Aldeia;
* Chiquinho da Educação (PTB) - ex-prefeito de Araruama;
* Alair Corrêa (PMDB) - atual Dep. Estadual e ex-prefeito de Cabo Frio;
* Paulo Melo (PMDB) - atual Dep. Estadual;
* Egger (PSL) - vereador de Arauama;
* Alcebíades Sabino (PSC) - atual Dep. Estadual e ex-prefeito de Rio das Ostras;
* Emanuel Fernandes (PSC) - ex-vereador de Cabo Frio;
* Barreto Junior (PR) - radialista
* Alfredo Gonçalves (PPS) - atual presidente da Câmara de Vereadores de Cabo Frio;
* Juarez Lopes (PV) - engenheiro sanitarista e ex-secretário de meio ambiente de Cabo Frio;
* Fernando Comilão (PSDB) - vereador em Cabo Frio;
* Cláudio Leitão (PSoL) - economista, foi candidato a prefeito de Cabo Frio nas eleições de 2008;

Os candidatos da Região dos Lagos para Deputado Federal são:

* Pedro Ricardo (PRB) - vereador de Saquarema;
* Milton Roberto (PDT) - empresário e ex-vereador de Cabo Frio;
* Edmilson Bittencourt (PTB) - ex-vice-prefeito de São Pedro da Aldeia;
* Bernardo Ariston (PMDB) - atual deputado federal;
* Dr Paulo César (PR) - atual deputado federal;
* Paulo Lobo (PR) - ex-prefeito de São Pedro da Aldeia;
* Carlos Victor Mendes (PSB) - ex-secretário de desenvolvimento de Cabo Frio;
* Xico Pintado (PSB) - ex-secretário de obras e ex-vereador de Araruama;
* Saulo Peres (PC do B) - vereador de Araruama.

Nesse momento em que estamos prestes a mais uma eleição tao importante para nosso país, sua participação é fundamental para que a democracia seja plenamente efetivada. Analise seus candidatos e vote com consciência. Não posso esquecer de lembrar ao querido Luciano Silveira que faltou um pré-candidato a deputado estadual de Cabo Frio, Dr. Ivo Saldanha pelo PSB.

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Hoje Dia Internacional contra a Discriminação Racial.  Num momento em que vivemos ataques raciais diários em nosso país e em todo mundo...